PF vai pro­ces­sar Lu­la por in­si­nu­ar ‘pro­vas plan­ta­das’

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Luiz Vassallo Agên­cia Es­ta­do

Ca­te­go­ria vê co­mo ca­lu­ni­o­sa a de­cla­ra­ção do ex-pre­si­den­te fei­ta ao juiz Sér­gio Mo­ro Pe­tis­ta ne­ga ser de­le do­cu­men­to en­con­tra­do em seu apartamento

A Fe­de­ra­ção Nacional dos Po­li­ci­ais Fe­de­rais afir­mou, por meio de no­ta, nes­ta quin­ta­fei­ra, que vai pro­ces­sar o ex­pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va por “de­nun­ci­a­ção ca­lu­ni­o­sa”. A en­ti­da­de afir­mou que, ao ser apre­sen­ta­do a um do­cu­men­to pe­lo juiz Sér­gio Mo­ro, du­ran­te in­ter­ro­ga­tó­rio, o ex-pre­si­den­te Lu­la “in­si­nu­ou” que agen­tes fe­de­rais te­ri­am “plan­ta­do pro­vas em seu apartamento”.

As de­cla­ra­ções, se­gun­do a en­ti­da­de, fo­ram fei­tas no âm­bi­to de pro­ces­so em que Lu­la é réu pe­lo su­pos­to re­ce­bi­men­to de R$ 3,7 mi­lhões de pro­pi­nas da OAS. O pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção Nacional dos Po­li­ci­ais Fe­de­rais, Luís Bou­dens, afir­mou que “atri­buir a in­ser­ção de pro­vas den­tro do lo­cal de bus­ca é uma afron­ta à Po­lí­cia Fe­de­ral”.

Lu­la te­ria fei­to a in­si­nu­a­ção de pro­va plan­ta­da quan­do o juiz Sér­gio Mo­ro, que o in­ter­ro­gou na quar­ta-fei­ra, o ques­ti­o­nou so­bre do­cu­men­to sem as­si­na­tu­ra que agen­tes da Po­lí­cia Fe­de­ral apre­en­de­ram no apartamento em São Bernardo do Cam­po on­de­o­ex-pre­si­den­te­mo­ra.

O en­de­re­ço foi al­vo de bus­cas na Ope­ra­ção Aletheia, des­do­bra­men­to da La­va Ja­to, no dia 4 de mar­ço de 2016. Na­que­le mes­mo dia, os fe­de­rais con­du­zi­ram co­er­ci­ti­va­men­te o pe- tis­ta pa­ra de­por em uma sa­la no Ae­ro­por­to In­ter­na­ci­o­nal de São Pau­lo, em Con­go­nhas. “Lu­la foi pe­go de sur­pre­sa pe­lo do­cu­men­to exi­bi­do por Mo­ro. Ele re­a­giu de pron­to, não po­de ter uma re­a­ção cal­cu­la­da ou en­sai­a­da. Não va­mos per­mi­tir que es­sa ale­ga­ção de Lu­la ge­re co­mo efei­tos pro­ces­sos ad­mi­nis­tra­ti­vos con­tra os co­le­gas fe­de­rais ofen­di­dos”, de­cla­rou Luís Bou­dens.

A en­ti­da­de ain­da afir­ma que “a fa­la de Lu­la vai ge­rar con­sequên­ci­as” e que o ex-pre­si­den­te fez uma “de­nun­ci­a­ção ca­lu­ni­o­sa con­tra a PF”.

“Va­mos es­pe­rar os efei­tos do judiciário em res­pos­ta ao que Lu­la ale­gou. A fa­la de­le exi­ge uma re­a­ção, foi uma afron­ta à PF ja­mais ocor­ri­da du­ran­te to­da a La­va Ja­to”, afir­mou o pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção Nacional dos Po­li­ci­ais Fe­de­rais.

A re­por­ta­gem en­trou em con­ta­to com a de­fe­sa do ex­pre­si­den­te Lu­la, mas não ob­te­ve res­pos­ta.

—FO­TO: SU­EL­LEN LIMA/ES­TA­DÃO CON­TEÚ­DO

IM­PAS­SE. Lu­la acu­sou po­li­ci­ais fe­de­rais de in­ser­ção de pro­vas em sua residência du­ran­te bus­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.