A vol­ta da vi­o­la cai­pi­ra

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Re­na­to Cro­zat­ti cro­zat­ti@odi­a­rio.com À ba­se de Skank, Ar­man­di­nho e Na­ti­ruts, mú­si­cos de Gu­a­ra­pu­a­va to­cam no MPB Bar. Sá­ba­do, às 23h. On­de: Av. Cu­ri­ti­ba, 210. Tel: 30284239. Re­pro­du­zin­do mú­si­cas de pop rock, du­pla agi­ta o Mer­ca­dão Mu­ni­ci­pal. Do­min­go, às 11

Or­ques­tra Ma­rin­ga­en­se de Vi­o­la Cai­pi­ra re­to­ma en­con­tros se­ma­nais às se­gun­das En­sai­os se­rão aber­tos ao pú­bli­co e ins­cri­ções pa­ra in­gres­sar são gra­tui­tas

A clás­si­ca vi­o­la cai­pi­ra re­tor­na a Ma­rin­gá. A Or­ques­tra Ma­rin­ga­en­se de Vi­o­la Cai­pi­ra vol­ta­rá com os en­sai­os se­ma­nais no Cen­tro de Ação Cul­tu­ral (CAC) da ci­da­de. Os en­con­tros acon­te­ce­rão to­das as se­gun­das-fei­ras, das 19h30 às 22h, com en­tra­da gra­tui­ta pa­ra quem qui­ser par­ti­ci­par ou as­sis­tir aos en­sai­os.

Pa­ra par­ti­ci­par da or­ques­tra se­rá ne­ces­sá­rio com­pa­re­cer no CAC (Av. XV de Novembro, 514), fa­zer a ins­cri­ção e par­ti­ci­par de uma pro­va prá­ti­ca, em que se­rá tes­ta­da a ha­bi­li­da­de do mu­si­cis­ta. Se­gun­do os or­ga­ni­za­do­res, ha­ve­rá a ne­ces­si­da­de de co­nhe­ci­men­to prá­ti­co da vi­o­la cai­pi­ra, ape­sar de não exi­gi­rem do­mí­nio ple­no do ins­tru­men­to.

Fo­ca­da prin­ci­pal­men­te em clás­si­cos do sertanejo de raiz, os par­ti­ci­pan­tes in­ter­pre­tam can­ções de To­ni­co & Ti­no­co, Tião Car­rei­ro & Par­di­nho, Lou­ren­ço & Lou­ri­val, Cas­ca­ti­nha & Inha­na, en­tre ou­tros. Mas não é só nes­se gê­ne­ro mu­si­cal que se ins­pi­ram: há “rein­ter­pre­ta­ções cai­pi­ras”de can­ções do cho­ri­nho e bos­sa no­va. To­das to­ca­das pe­la or­ques­tra for­ma­da por apro­xi­ma­da­men­te 30 pes­so­as, en­tre vi­o­las e co­rais.

Pa­ra o re­gen­te e cri­a­dor do gru­po, Je­an Mi­chel, a Or­ques­tra Ma­rin­ga­en­se de Vi­o­la Cai­pi­ra é uma for­ma de pro­por­ci­o­nar co­nhe­ci­men­to da cul­tu­ra mu­si­cal de vi­o­la cai­pi­ra à po­pu­la­ção. “É im­por­tan­te pa­ra a pre­ser­va­ção da cul­tu­ra e a po­pu­la­ri­za­ção do ins­tru­men­to, por­que é le­gi­ti­ma­men­te bra­si­lei­ro”, con­ta. A Or­ques­tra de Vi­o­la Cai­pi­ra foi cri­a­da em maio de 2015 por Je­an Mi­chel, em par­ce­ria com Ol­ga Agu­lhon, en­tão se­cre­tá­ria de Cul­tu­ra na ges­tão an­te­ri­or. De­vi­do à mu­dan­ça de ges­tão, os en­con­tros se­ma­nais dei­xa­ram de ocor­rer.Mi­chel­pos­suía­car­go­co­mis­si­o­na­do co­mo re­gen­te e foi exo­ne­ra­do du­ran­te a mu­dan­ça de ges­tão. Des­de de­zem­bro os en­sai­os não acon­te­ci­am e, de­vi­do ao con­vi­te do pre­fei­to Ulis­ses Maia, ele en­fim pô­de re­tor­nou à fun­ção an­te­ri­or. “A ami­za­de que se for­mou nes­se tem­po de­or­ques­tra­foi­mui­toim­por­tan­te. Vi­ra­mos uma fa­mí­lia”, re­lem­bra Je­an Mi­chel, co­me­mo­ran­do os­doi­sa­nos­que­a­or­ques­tra­com­ple­ta­rá­nes­se­mês.

Al­gu­mas mu­dan­ças, po­rém, acon­te­ce­rão. O re­gen­te ti­nha uma car­ga ho­rá­ria mai­or, o que pos­si­bi­li­ta­va dar au­las gra­tui­tas de vi­o­la cai­pi­ra àque­les que não ti­nham ne­nhum con­ta­to, pos­si­bi­li­tan­do um in­gres­so fu­tu­ro na Or­ques­tra. Ho­je, de­vi­do à re­du­ção de car­ga ho­rá­ria no CAC, es­sas au­las não acon­te­ce­rão. Ao me­nos­po­ren­quan­to,diz. Pa­tri­cia e Alessandro Ro­ber­to Nu­nes

—FO­TO: DIVULGAÇÃO

CHO­RA VI­O­LA. Or­ques­tra Ma­rin­ga­en­se de Vi­o­la Cai­pi­ra con­ta com cer­ca de 30 in­te­gran­tes, en­tre vi­o­lei­ros e co­ris­tas: en­sai­os e apre­sen­ta­ções vol­ta­rão a acon­te­cer a par­tir de se­gun­da-fei­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.