Ci­da­des do in­te­ri­or em des­ta­que

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ -

O fenô­me­no da in­te­ri­o­ri­za­ção no con­su­mo no Bra­sil al­can­ça 70,15% de tu­do que se­rá con­su­mi­do pe­los bra­si­lei­ros em 2017, o que equi­va­le a cer­ca de R$ 2,9 tri­lhões. O IPC Maps re­ve­la que es­se fenô­me­no­nãoé­no­vo,eque­vem­se­e­vi­den­ci­an­do des­de 2015 quan­do­a­mo­vi­men­ta­ção­do­con­su­mo fo­ra das ca­pi­tais ba­teu os 70%.Qu­em­co­men­ta­o­de­sem­pe­nho das ci­da­des do in­te­ri­or e o po­ten­ci­al de Ma­rin­gá nes­se con­tex­to é o au­tor do es­tu­do,Mar­cosPaz­zi­ni.

1 Nes­se­ce­ná­ri­o­de­re­to­ma­da de cres­ci­men­to, qual a re­le­vân­cia de in­di­ca­do­res co­mo os apre­sen­ta­dos pe­lo IPCMaps?

— “Nos­so es­tu­do é ad­qui­ri­do por gran­des em­pre­sas, in­te­res­sa­dos em pla­ne­ja­men­to, tan­to pa­ra su­as ope­ra­ções co­mer­ci­ais co­mo pa­ra ex­pan­são. Des­sa for­ma, o fa­to de Ma­rin­gá es­tar em des­ta­que é im­por­tan­te pa­ra que o mu­ni­cí­pio te­nha vi­si­bi­li­da­de no ce­ná­rio de ex­pan­são de gran­des em­pre­sas e fran­que­a­do­res.

2 Se­gun­do o le­van­ta­men­to, o po­ten­ci­al de con­su­mo das ci­da­des de in­te­ri­or têm cres­ci­do. Qual a par­ti­ci­pa­ção­noEs­ta­do­e­noPaís?

— “A par­ti­ci­pa­ção de 70,15% do con­su­mo é dos mu­ni­cí­pi­os bra­si­lei­ros “não ca­pi­tais”. A me­lhor ana­li­se do in­te­ri­or é a ava­li­a­ção dos mu­ni­cí­pi­os que não são ca­pi­tais e nem mu­ni­cí­pi­os das re­giões me­tro­po­li­ta­nas das ca­pi­tais. Des­sa for­ma, com es­se ra­ci­o­cí­nio, a par­ti­ci­pa­ção do in­te­ri­or do Pa­ra­ná, em 2017, é de 64,9% em re­la­ção ao to­tal do Pa­ra­ná.

3 Ma­rin­gá po­de ser con­si­de­ra­da co­mo um mer­ca­do po­ten­ci­al?

— “O fa­to de Ma­rin­gá ser o ter­cei­ro maior mer­ca­do con­su­mi­dor do Pa­ra­ná, den­tre 399 mu­ni­cí­pi­os, e o 41º maior mer­ca­do do País, den­tre 5.570 mu­ni­cí­pi­os, faz com que se­ja um mu­ni­cí­pio com al­to po­ten­ci­al. Pe­la úl­ti­ma análise fei­ta em de­ta­lhes, so­bre o de­sem­pe­nho do po­ten­ci­al de con­su­mo dos mu­ni­cí­pi­os do in­te­ri­or do Bra­sil, Ma­rin­gá foi o que te­ve o maior cres­ci­men­to en­tre 2010 e 2015.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.