O que sa­ber so­bre sua res­ti­tui­ção do IR

O Diario do Norte do Parana - - SEU DINHEIRO ESPECIAL - Regina Pi­tos­cia Agên­cia Es­ta­do

O di­nhei­ro da res­ti­tui­ção do Im­pos­to de Ren­da, re­fe­ren­te à de­cla­ra­ção en­tre­gue es­te ano, co­me­ça a pin­gar na con­ta ban­cá­ria do con­tri­buin­te no dia 16 de ju­nho e, a par­tir daí, em mais seis lo­tes até de­zem­bro, sem­pre no dia 15 – ou no dia útil se­guin­te, se a da­ta pre­vis­ta pa­ra o cré­di­to coin­ci­dir com fe­ri­a­do ou fim de se­ma­na. Tra­ta­se de uma de­vo­lu­ção de im­pos­to que foi co­bra­do a mais ao lon­go de 2016.

É um di­nhei­ro que vem em um bom mo­men­to pa­ra a com­ple­men­ta­ção do or­ça­men­to, pa­ga­men­to de uma dí­vi­da ou até pa­ra uma apli­ca­ção. No pri­mei­ro lo­te, têm pre­fe­rên­cia os ido­sos (mais de 60 anos), pes­so­as com do­en­ças gra­ves ou de­fi­ci­ên­cia e ain­da uma pe­que­na par­ce­la a quem es­tá na lis­ta dos pri­mei­ros que en­tre­ga­ram a de­cla­ra­ção.

Quem não es­ti­ver pe­la ho­ra da mor­te com su­as fi­nan­ças de­ve­rá aguar­dar o ca­len­dá­rio nor­mal de cré­di­to da res­ti­tui­ção. O di­nhei­ro vem en­gor­da­do pe­la va­ri­a­ção da ta­xa de ju­ro Se­lic e mais 1%, re­gis­tra­da de maio des­te ano ao mês an­te­ri­or ao cré­di­to. É um bom ren­di­men­to, não há apli­ca­ção fi­nan­cei­ra que vá re­mu­ne­rar tão bem o di­nhei­ro nes­se pe­río­do. Pa­ra ter uma ideia, as res­ti­tui­ções do pri­mei­ro lo­te de­ve­rão ser pa­gas com uma cor­re­ção to­tal de qua­se 2%; já pa­ra de­zem­bro, po­de che­gar a 7%.

Já quem es­ti­ver pre­ci­san­do re­ce­ber o quan­to an­tes es­se di­nhei­ro, por­que es­tá afun­da­do em dí­vi­das com os ju­ros pe­sa­dos, de­ve­rá con­si­de­rar a hi­pó­te­se de acei­tar uma das pro­pos­tas ofe­re­ci­das pe­los ban­cos pa­ra an­te­ci­par es­se di­nhei­ro. Se op­tar por es­se ca­mi­nho, o con­tri­buin­te pre­ci­sa sa­ber que vai pa­gar uma ta­xa de ju­ro por is­so, na for­ma de des­con­to no va­lor a que tem di­rei­to de re­ce­ber da Re­cei­ta. A dí­vi­da se­rá qui­ta­da, em par­ce­la úni­ca, no dia do cré­di­to da res­ti­tui­ção na con­ta cor­ren­te in­di­ca­da na de­cla­ra­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.