Sob con­tro­le das má­qui­nas

O Diario do Norte do Parana - - ESPECIAL VEÍCULOS - Tião Oliveira Agên­cia Es­ta­do

O mo­to­ris­ta entra no car­ro, dá a par­ti­da no mo­tor e, de­pois de sau­dá-lo com um cor­di­al “bom dia”, o as­sis­ten­te vir­tu­al per­gun­ta pa­ra on­de ele quer ir. Após o co­man­do “es­cri­tó­rio”, o dis­po­si­ti­vo in­for­ma que há pou­co com­bus­tí­vel e su­ge­re que o abastecimento se­ja fei­to no pos­to da es­qui­na. Afi­nal, além de es­tar no ca­mi­nho e ser da ban­dei­ra pre­fe­ri­da pe­lo usuá­rio, há uma pro­mo­ção pa­ra quem pa­gar com o car­tão de cré­di­to do ban­co em que ele tem con­ta.

Es­sa ce­na lo­go se­rá co­mum gra­ças à par­ce­ria que une o OnS­tar, da GM, ao sis­te­ma de in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­ci­al IBM Wat­son, cri­an­do o OnS­tar Go. A no­va ge­ra­ção da pla­ta­for­ma de mo­bi­li­da­de che­ga­rá aos car­ros dos Es­ta­dos Uni­dos ain­da nes­te ano.

De acor­do com informações ce­di­das pe­la GM, o dis­po­si­ti­vo po­de “apren­der” as pre­fe­rên­ci­as do mo­to­ris­ta, a par­tir de seus pa­drões de de­ci­sões e há­bi­tos.

En­tre as fa­ci­li­da­des pro­me­ti­das pe­las du­as com­pa­nhi­as, o mo­to­ris­ta po­de­rá ser lem­bra­do, ao sair do tra­ba­lho, que é pre­ci­so com­prar fral­das na far­má­cia.

Tam­bém se­rá pos­sí­vel, por meio des­se sis­te­ma, avi­sar que o pe­di­do fei­to a uma lo­ja es­tá pronto e, ao mes­mo tem­po, in­for­mar ao ven­de­dor que o cli­en­te já es­tá a ca­mi­nho pa­ra fa­zer a re­ti­ra­da.

Além dis­so, em vi­a­gem de fé­ri­as, o dis­po­si­ti­vo se­rá ca­paz de re­co­men­dar ho­téis, res­tau­ran­tes e pas­sei­os. Is­so so­men­te se­rá pos­sí­vel a par­tir do his­tó­ri­co de pre­fe­rên­ci­as mos­tra­do pe­lo usuá­rio.

En­tre­tan­to, o la­do ne­ga­ti­vo é que, pa­ra ter es­ses be­ne­fí­ci- os, o usuá­rio te­rá de li­be­rar o aces­so a informações pes­so­ais, co­mo agen­da de te­le­fo­ne, da­dos fi­nan­cei­ros e há­bi­tos de con­su­mo. De acor­do com o pro­fes­sor dou­tor Frank Allgöwer, da Fa­cul­da­de de En­ge­nha­ria Me­câ­ni­ca da Uni­ver­si­da­de de Stutt­gart, na Ale­ma­nha, an­tes de abra­çar es­ses sis­te­mas é pre­ci­so cri­ar me­ca­nis­mos que ga­ran­tam seu fun­ci­o­na­men­to ade­qua­do. Es­pe­ci­a­lis­ta em re­des in­ter­co­nec­ta­das, ele mi­nis­trou uma pa­les­tra em São Paulo so­bre car­ros autô­no­mos e ci­ber­né­ti­ca.

Pa­ra fun­ci­o­nar com efi­ci­ên­cia, o no­vo sis­te­ma da GM re­quer co­ne­xão com in­ter­net de al­ta ve­lo­ci­da­de. Por is­so, sua im­plan­ta­ção ocor­re­rá pri­mei­ra­men­te nos Es­ta­dos Uni­dos - a re­de 4G LTE co­bre pra­ti­ca­men­te to­do o país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.