O sol é o maior ini­mi­go da qua­li­da­de do cou­ro

O Diario do Norte do Parana - - ESPECIAL VEÍCULOS - Hair­ton Pon­ci­a­no Agên­cia Es­ta­do

Pra­ti­ca­men­te não há veí­cu­lo de lu­xo que não ve­nha com ban­cos de cou­ro. E, mes­mo nas ver­sões mais ca­ras de au­to­mó­veis nem tão so­fis­ti­ca­dos, o ma­te­ri­al es­tá lá. O in­te­ri­or re­ves­ti­do de pe­le fi­ca com as­pec­to mais re­quin­ta­do, mas exi­ge aten­ção. Em­bo­ra se­ja mais fá­cil de lim­par que o te­ci­do, o prin­ci­pal ris­co pa­ra o cou­ro é o res­se­ca­men­to.

Es­pe­ci­a­lis­tas re­co­men­dam hi­dra­ta­ção pe­rió­di­ca. Se­gun­do o ge­ren­te de uma ta­pe­ça­ria, Adil­son Lima, veí­cu­los que nor­mal­men­te fi­cam es­ta­ci­o­na- dos sob o sol de­vem ser sub­me­ti­dos ao ser­vi­ço a ca­da seis me­ses. Ca­so o au­to­mó­vel per­ma­ne­ça em lo­cais fe­cha­dos - por­tan­to, li­vre da in­ci­dên­cia di­re­ta de rai­os so­la­res -, o in­ter­va­lo de ma­nu­ten­ção po­de su­bir pa­ra cer­ca de oi­to a 12 me­ses, de acor­do com Lima, que co­bra R$ 190 pe­la lim­pe­za e hi­dra­ta­ção.

Pa­ra quem qui­ser fa­zer o ser­vi­ço por con­ta pró­pria, o as­ses­sor de uma em­pre­sa es­pe­ci­a­li­za­da em ban­cos de cou­ro, Jor­ge Os­val­do Di­az, re­co­men­da apli­ca­ção de va­se­li­na lí­qui­da, que de­ve ser es­pa­lha­da por to­do o re­ves­ti­men­to

O lí­qui­do é ab­sor­vi­do em cer­ca de 12 ho­ras. Even­tu­al so­bra po­de ser re­mo­vi­da por um pa­no se­co. A lim­pe­za ro­ti­nei­ra de­ve ser fei­ta com pa­no úmi­do e a re­mo­ção de su­jei­ra pe­sa­da tem de ser re­a­li­za­da com sa­bão neu­tro ou de co­co.

O es­pe­ci­a­lis­ta diz que o cou­ro des­ti­na­do a uso au­to­mo­ti­vo é mais re­sis­ten­te que o em­pre­ga­do pe­la in­dús­tria mo­ve­lei­ra. Is­so por­que em veí­cu­los o ma­te­ri­al fi­ca ex­pos­to a gran­des va­ri­a­ções de tem­pe­ra­tu­ra, e o atri­to é mais in­ten­so. Por is­so, a es­pes­su­ra e os pro­ces­sos de cur­ti­ção e tin­gi­men­to são di­fe­ren­tes.

As cos­tu­ras tam­bém têm de ser fei­tas de for­ma mais pre­ci­sa, es­pe­ci­al­men­te se hou­ver air bag la­te­ral, que sai do en­cos­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.