S5 Sport­back alia po­tên­cia e be­le­za

O Diario do Norte do Parana - - ESPECIAL VEÍCULOS - Tião Oliveira Agên­cia Es­ta­do

Cu­pê em­bar­ca mo­tor 3.0 V6 tur­bo de 360 cv No Bra­sil, ele de­ve che­gar no úl­ti­mo tri­mes­tre

Óti­mo equi­lí­brio en­tre es­ti­lo e for­ça. As­sim po­de ser re­su­mi­da a se­gun­da ge­ra­ção do S5 Sport­back, ver­são li­gei­ra­men­te api­men­ta­da do A5, que de­ve che­gar ao Bra­sil no úl­ti­mo tri­mes­tre des­te ano. Fo­mos à Ale­ma­nha gui­ar o cu­pê de qua­tro por­tas da Au­di, que fi­cou maior e te­ve o vi­su­al atu­a­li­za­do. Mas o maior des­ta­que é o no­vo mo­tor 3.0 V6 tur­bo­de360cv.

A su­ti­le­za do de­se­nho da car­ro­ce­ria da pri­mei­ra ge­ra­ção deu lu­gar aos tra­ços evi­den­tes, com vin­cos pro­nun­ci­a­dos. O capô fi­cou mais bai­xo e “agres­si­vo”, por cau­sa das no­vas “ner­vu­ras”, e as la­te­rais têm li­nhas mais re­tas. O pa­ra-cho­que foi re­de­se­nha­do e a gra­de, “tri­di­men­si­o­nal”, es­tá mais lar­ga.

O es­pa­ço in­ter­no au­men­tou 1,7 cm no com­pri­men­to e 1,1 cm na lar­gu­ra. No ban­co tra­sei­ro, a área pa­ra jo­e­lhos cres­ceu 2,4 cm. Além dis­so, ago­ra há o pai­nel de ins­tru­men­tos vir­tu­al (vir­tu­al cock­pit), igual ao do Q7, A4 e TT, po­re­xem­plo.

O mo­to­ris­ta po­de es­co­lher quais informações se­rão exi­bi­das na te­la de 12,3 po­le­ga­das. Há tam­bém o he­ad-up dis­play, que pro­je­ta da­dos co­mo ve­lo­ci­da­de e ins­tru­ções do na­ve­ga­dor GPS no pa­ra-bri­sa.

O sis­te­ma mul­ti­mí­dia tem es­pe­lha­men­to de smartpho­nes pa­ra as pla­ta­for­mas iOS e An­droid. Ou­tra óti­ma so­lu­ção é o sis­te­ma de re­car­ga da ba­te­ria do ce­lu­lar por in­du­ção (sem fio) e, na Eu­ro­pa, o Au­di tem co­ne­xão com in­ter­net de quar­ta ge­ra­ção (4G LTE).

Gra­ças às atu­a­li­za­ções, em­bo­ra te­nha cres­ci­do, a car­ro­ce­ria do S5 fi­cou 15 qui­los mais le­ve que a do mo­de­lo an­te­ri­or. No to­tal,oAu­di“ema­gre­ceu”85qui­los e ago­ra pe­sa 1.470 kg.

O câm­bio au­to­má­ti­co de oi­to ve­lo­ci­da­des é si­len­ci­o­so, faz as tro­cas de for­ma su­a­ve e não fa­lha na ho­ra de “es­co­lher” a mar­cha mais ade­qua­da a ca­da si­tu­a­ção. Mas fi­ca de­ven­do ao óti­mo­au­to­ma­ti­za­do­de­se­te­mar­chas­do­pri­mei­roS5.

Aos que gos­tam de uma to­ca­da mais es­por­ti­va, a op­ção de tro­cas ma­nu­ais por bor­bo­le­tas atrás do vo­lan­te re­duz a sen­sa­ção de re­tro­ces­so en­tre as du­as ge­ra­ções do Au­di. O fa­to é que a no­va cai­xa é mais ade­qua­da às tec­no­lo­gi­as­de­di­re­ção­se­mi­autô­no­mas,que­es­tão­sen­doin­cor­po­ra­das a to­dos os car­ros do seg­men­to­naEu­ro­pa.

O no­vo S5 é dó­cil, fá­cil de gui­ar e dis­põe de boa po­tên­cia e tor­que em qual­quer re­gi­me de ro­ta­ção - a for­ça má­xi­ma sur­ge a par­tir das 1.370 rpm. Mas es­sa ver­são, in­ter­me­diá­ria en­tre o A5 “nor­mal” e a “ner­vo­sa” RS5, é mais gos­to­sa de ace­le­rar em au­to­es­tra­das com lon­gas re­tas, co­mo as Au­to­bah­nen ale­mãs, que em vi­as si­nu­o­sas.

Não que o S5 se­ja ruim de cur­va, lon­ge dis­so. Até por­que nes­ta se­gun­da ge­ra­ção a dis­tân­cia en­tre os ei­xos cres­ceu (pa­ra 2,82 me­tros) e os ba­lan­ços di­an­tei­ro e tra­sei­ro fo­ram en­cur­ta­dos.Além­dis­so,asus­pen­são­pas- sou a ser do ti­po fi­ve-link (cin­co bra­ços de fi­xa­ção) na fren­te e atrás - no an­ti­go S5, o da tra­sei­ra era tra­pe­zoi­dal.

Tro­can­do tu­do em miú­dos, o S5 ata­ca as cur­vas sem me­do e, gra­ças tam­bém aos vá­ri­os con­tro­les eletrônicos, co­mo os de tra­ção e es­ta­bi­li­da­de, pas­sa sen­sa­ção de to­tal se­gu­ran­ça mes­mo qu­an­do se abu­sa da ve­lo­ci­da­de. Ou se­ja: se fal­ta al­gu­ma pi­men­ta nas res­pos­tas, so­bra con­for­to em lon­gas vi­a­gens. Com ele, foi pos­sí­vel per­cor­rer os qua­se 400 km en­tre Mu­ni­que, na Ale­ma­nha, e Pra­ga, na Re­pú­bli­ca Che­ca, em pou­co mais de três ho­ras.Esem­sen­tir­des­con­for­to.

—FO­TO: DI­VUL­GA­ÇÃO

POR FO­RA. De­sign da se­gun­da ge­ra­ção do veí­cu­lo apre­sen­ta tra­ços evi­den­tes, com vin­cos pro­nun­ci­a­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.