San­de­ro Stepway 2017 ga­nha vi­gor com mo­tor 1.6

O Diario do Norte do Parana - - ESPECIAL VEÍCULOS - Thi­a­go Las­co Agên­cia Es­ta­do

A ver­são Stepway do San­de­ro che­gou em 2008, com sus­pen­são ele­va­da e ador­nos de es­ti­lo aven­tu­rei­ro. Com ela, além de dis­pu­tar cli­en­tes com o Volkswagen Cros­sFox, a Re­nault jo­ga­va al­gum tem­pe­ro em um mo­de­lo de ape­lo ra­ci­o­nal, nas­ci­do de um pro­je­to de bai­xo cus­to. O vi­su­al agra­dou o con­su­mi­dor, mas as opa­cas res­pos­tas do an­ti­go mo­tor 1.6 de até 106 cv não cre­den­ci­a­vam o hat­ch a uma com­pra mais emo­ci­o­nal.

Is­so aca­ba de mu­dar. Na li­nha 2017, o com­pac­to, pro­du- zi­do em São Jo­sé dos Pi­nhais (PR) e com pre­ço su­ge­ri­do a par­tir de R$ 60 700, man­te­ve o vi­su­al atu­a­li­za­do em 2015. Sob o capô, po­rém, es­tá o mo­tor SCe 1.6 de ori­gem Ni­san, que ge­ra 118 cv qu­an­do abas­te­ci­do ape­nas com eta­nol.

Os 12 cv a mais fa­zem a di­fe­ren­ça e o no­vo mo­tor tem res­pos­tas bem con­vin­cen­tes. O tor­que má­xi­mo é en­tre­gue a al­tas 4 mil rpm, mas as re­to­ma­das sa­tis­fa­zem tam­bém em gi­ros me­no­res. Na prá­ti­ca, o mo­to­ris­ta não pre­ci­sa mais fi­car re­du­zin­do mar­chas o tem­po to­do pa­ra ga­nhar ve­lo­ci­da­de. Ou­tra boa no­va es­tá no câm­bio. Os en­ga­tes, ago­ra fei­tos por meio de ca­bos, são mais pre­ci­sos que no sis­te­ma por va­rão.

Na ci­da­de, a con­du­ção fi­cou agra­dá­vel. Já o start&stop, sis­te­ma que des­li­ga o mo­tor em pa­ra­das cur­tas pa­ra pou­par com­bus­tí­vel, pa­re­ce não “sa­ber” qu­an­do de­ve atu­ar e fi­ca o tem­po to­do no “mo­do li­ga re­li­ga”. Em ro­do­vi­as, o 1.6 se mos­tra um tan­to rui­do­so a par­tir dos 90 km/h, em quin­ta mar­cha. E os ban­cos, que fi­cam de­ven­do em fir­me­za, po­dem can­sar as cos­tas em vi­a­gens lon­gas.

No ge­ral, as vir­tu­des e li­mi­ta­ções do San­de­ro con­ti­nu­am pre­sen­tes. O es­pa­ço in­ter­no pa­ra to­dos os ocu­pan­tes é im­ba­tí­vel no seg­men­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.