Fotos que fa­zem his­tó­ria

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Re­na­to Cro­zat­ti cro­zat­ti@odi­a­rio.com

“Além do Olhar” reú­ne ima­gens de qua­tro fo­tó­gra­fos em ho­me­na­gem aos 70 anos de Ma­rin­gá Mos­tra fi­ca­rá aber­ta no Mu­seu Uni­ce­su­mar até se­tem­bro, sem­pre com en­tra­da fran­ca

A his­tó­ria de Ma­rin­gá da­ta da dé­ca­da de 1930, qu­an­do o pri­mei­ro lo­te foi com­pra­do pe­lo pa­dre ale­mão Emí­lio Clemente Scherer, que che­gou no Bra­sil fu­gin­do do na­zis­mo. Nos anos 40 sur­giu o pri­mei­ro po­vo­a­do lo­cal, prin­ci­pal pon­to de apoio na épo­ca pa­ra os pi­o­nei­ros des­bra­va­do­res lo­cais, lo­ca­li­za­da on­de ho­je é co­nhe­ci­do co­mo Ma­rin­gá Ve­lho. Em 1947, sur­giu o mu­ni­cí­pio.

Des­de en­tão, a ci­da­de cres­ceu mui­to. Das pe­que­nas ca­sas de ma­dei­ra aos gran­di­o­sos pré­di­os mo­der­nos que en­chem os céus do cen­tro ve­lho e no­vo. Dos sin­ge­los pi­o­nei­ros aos mais de 400 mil ha­bi­tan­tes da ci­da­de. São 70 anos co­me­mo­ra­dos no úl­ti­mo 10 de maio e que fo­ram re­gis­tra­dos pe­las len­tes de qua­tro fo­tó­gra­fos de di­fe­ren­tes ge­ra­ções, com­pi­la­do­se­mu­ma­ex­po­si­ção­que­sei­ni­ci­ou nes­te mês, no Mu­seu His­tó­ri­co da Uni­ce­su­mar, e per­ma­ne­ce­ráa­té­se­tem­bro.

A ex­po­si­ção “Além do Olhar: em co­me­mo­ra­ção aos 70 anos deMa­rin­gá”con­ta­com­fo­tos­ti­ra­das pe­los ve­te­ra­nos Ken­ji Ue­ta, um dos pre­cur­so­res da fo­to­gra- fia na ci­da­de, dr. Laér­cio Nic­kel Fer­rei­ra Lopes, Paulo Ri­car­do Var­gasPin­to­e­o­jo­vemRa­fa­elAu­gus­toMo­res­chi.

Eles mos­tram, ca­da um com a vi­são par­ti­cu­lar, mo­men­tos im­por­tan­tes e mes­mo co­ti­di­a­nos da Ci­da­de Can­ção. A vi­si­ta­ção é gra­tui­ta e po­dem ser fei­tas de se­gun­da a sex­ta, das 8h30 às 12h e 14h às 17h30, e sábado, das 10h às 16h. Se­gun­do a historiadora e di­re­to­ra do Mu­seu His­tó­ri­co da Uni­ce­su­mar, Loi­de Ca­e­ta­no, a fo­to­gra­fia é um im­por­tan­te do­cu­men­to his­tó­ri­co. “Es­sas fotos re­gis­tram o de­sen­vol­vi­men­to da ci­da­de. É um re­gis­tro his­tó­ri­co. Atra­vés de­las, po­de­mos acom­pa­nhar o de­sen­vol­vi­men­to da ci­da­de, se­ja mo­men­tos im­por­tan­tes ou sim­ples ce­nas do co­ti­di­a­no do ma­rin­ga­en­se”, diz.

Ela con­ta que o con­vi­te pa­ra ca­da fo­tó­gra­fo sur­giu de­vi­do ao con­ta­to que os qua­tro pos­sui com ela, tam­bém cu­ra­do­ra da ex­po­si­ção, e ao olhar úni­co de ca­da fo­tó­gra­fo so­bre a ci­da­de. “O no­me ‘Além do Olhar’ re­me­te a is­so, por­que eles con­se­gui­ram en­xer­gar além do que nor­mal­men­te ve­mos”. Ca­da fo­tó­gra­fo tem um es­ti­lo pró­prio, que po­dem ser con­fe­ri­dos em ca­da ses­são de­di­ca­da a eles. O ja­po­nês Ken­ji Ue­ta pos­sui as fotos mais an­ti­gas, do iní­cio dos anos 1950. Sem­pre car­re­gan­do a câ­me­ra na mão, con­se­guiu re­gis­trar mo­men­tos em­ble­má­ti­cos, co­mo três mo­men­tos dis­tin­tos da Ca­te­dral Nos­sa Se­nho­ra da Glória: a de­mo­li­ção da an­ti­ga pa­ró­quia de ma­dei­ra, a mis­sa de um pa­dre em fren­te aos en­tu­lhos e a cons­tru­ção em for­ma­to de co­ne que vi­rou prin­ci­pal sím­bo­lo do mu­ni­cí­pio.

O fo­tó­gra­fo tam­bém dis­po­ni­bi­li­zou al­gu­mas câ­me­ras pa­ra o mu­seu, co­mo a an­ti­ga Polaroid Mo­del 80 A, de 1957.

Ou­tro fo­tó­gra­fo com re­gis­tros an­ti­gos da ci­da­de é a do dr. Laér­cio, com uma ga­le­ria de fotos que mos­tram a pai­sa­gem ur­ba­na e na­tu­ral de Ma­rin­gá. A pra­ça da Ca­te­dral, uma be­lís­si­ma fo­to­gra­fia aé­rea da cons­tru­ção icô­ni­ca em meio a né­voa e a con­sa­gra­ção do tri­cam­pe­o­na­to do Ga­lo Ma­rin­gá são al­guns dos des­ta­ques.

O mais no­vo en­tre eles é o pu­bli­ci­tá­rio Rafael Au­gus­to Mo­res­chi. Com fotos que da­tam dos úl­ti­mos cin­co anos, ele pos- sui re­gis­tros das ru­as no­tur­nas da ci­da­de, além de co­ti­di­a­nos da po­pu­la­ção.

A vi­são de Paulo Ri­car­do é mais pes­so­al dos qua­tro. Com fo­to­gra­fi­as que re­tra­tam a ci­da­de nas dé­ca­das 1990 e 2000, pos­sui um re­gis­tro em pre­to e bran­co do co­ti­di­a­no dos ma­rin­ga­en­ses.

Ele, que há dé­ca­das não mo­ra mais na ci­da­de mas a vi­si­ta fre­quen­te­men­te, afir­ma ter se emo­ci­o­na­do ao com­pa­re­cer à ex­po­si­ção no sábado pas­sa­do, na com­pa­nhia dos ou­tros fo­tó­gra­fos.

“Qu­an­do saí de Ma­rin­gá, es­ta­va ir­ri­ta­do com a ci­da­de. Acha­va que era mui­to atra­sa­da.Mas des­sa vez, ao co­lo­car os pés na ci­da­de, me veio uma mú­si­ca na ca­be­ça e me sen­ti mais pé ver­me­lho do que nun­ca. Meu co­ra­ção ti­nha fi­ca­do aqui”, re­lem­bra.

—FO­TO: RE­PRO­DU­ÇÃO

CE­NAS RA­RAS. Fo­to his­tó­ri­ca de Ken­ji Ue­ta in­te­gra a ex­po­si­ção “Além do Olhar”: ima­gem eter­ni­za mo­men­to em que an­ti­ga ca­te­dral de ma­dei­ra fo­ra de­mo­li­da em Ma­rin­gá, no ano de 1973.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.