45ª Ex­poin­gá su­pe­ra ex­pec­ta­ti­vas

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Luiz de Carvalho carvalho@odi­a­rio.com

O foco da 45ª edi­ção da Ex­po­si­ção Fei­ra Agro­pe­cuá­ria, In­dus­tri­al e Co­mer­ci­al de Ma­rin­gá (Ex­poin­gá) foi a qua­li­da­de ge­né­ti­ca, com a bus­ca por apre­sen­tar o que há de me­lhor nos plan­téis bo­vi­no e ovi­no do Pa­ra­ná e até uma ra­ça de­sen­vol­vi­da no Es­ta­do. No en­tan­to, a co­mer­ci­a­li­za­ção em to­dos os se­to­res su­pe­rou as ex­pec­ta­ti­vas. O ba­lan­ço ain­da es­tá sen­do fei­to, mas os in­dí­ci­os são de que to­dos es­ta­be­le­ci­men­tos que par­ti­ci­pa­ram da fei­ra re­gis­tra­ram ven­das pe­lo me­nos 30% acima do que con­se­gui­ram­no­a­no­pas­sa­do.

“Nós va­mos fe­char os nú­me- ros esta se­ma­na, mas pe­lo ba­lan­ço ini­ci­al dá pa­ra pen­sar que ul­tra­pas­sa­mos nos­sas pro­je­ções, que pre­vi­am uma co­mer­ci­a­li­za­ção apro­xi­ma­da de R$ 400 mi­lhões”,dis­se­a­pre­si­den­te­daSo­ci­e­da­de Ru­ral de Ma­rin­gá (SRM), Ma­ria Ira­clé­zia de Araújo.

Da par­te dos ex­po­si­to­res, mui­tos fi­ca­ram sa­tis­fei­tos com os ne­gó­ci­os re­a­li­za­dos, tan­to nos seg­men­tos de im­ple­men­tos agrí­co­las, au­to­mo­bi­lís­ti­co, co­mér­cio, in­dús­tria e di­ver­são, quan­to gas­tro­no­mia. O di­re­tor da New Agro, Má­rio Antô­nio Ga­ri­bal­di Fi­lho, dis­se que a em­pre­sa ge­rou mais ne­gó­ci­os que em ou­tras fei­ras do Pa­ra­ná de que par­ti­ci­pou es­te ano. No se­tor de gas­tro­no­mia, Ed­son Fei­to­sa, pro­pri­e­tá­rio de uma bar­ra­ca de co­ca­da, con­fir­mou au­men­to de 30% nas ven­das em re­la­ção à edi­ção an­te­ri­or.

O di­re­tor da Mo­re­no’s Park, Célio Bor­ges, con­fir­mou que o mo­vi­men­to do par­que de diversões foi o me­lhor dos úl­ti­mos seis anos. “Não pos­so di­zer em ven­da de bi­lhe­tes, mas em vo­lu­me fi­nan­cei­ro, con­se­gui­mos che­gar ao ní­vel de 2011, quan­do a eco­no­mia bra­si­lei­ra es­ta­va no au­ge”, com­pa­rou.

En­tre as qua­tro ins­ti­tui­ções fi­nan­cei­ras par­ti­ci­pan­tes da fei­ra – Ban­co do Bra­sil, BRDE, Cai­xa Econô­mi­ca e Si­cre­di -, o ba­lan­ço da fei­ra es­tá sen­do fe­cha­do, mas há uma vi­são mui­to po­si­ti­va da mo­vi­men­ta­ção ge­ra­da. Nu­ma ava­li­a­ção pre­li­mi­nar, o pre­si­den­te do Si­cre­di União, We­ling­ton Fer­rei­ra, dis­se que foi a me­lhor Ex­poin­gá que a co­o­pe­ra­ti­va já par­ti­ci­pou.

Na pe­cuá­ria, mais de 5,5 mil ani­mais des­fi­la­ram pe­lo par­que e o des­ta­que foi a al­ta qua­li­da­de ge­né­ti­ca de bo­vi­nos e ovi­nos. Co­mo­ob­ser­vou­o­juiz­da­ra­çaNe­lo­re, João Mar­cos Machado Bor­ges, da As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Ze­bu (ABCZ), “ti­ve­mos uma pis­ta su­pe­ri­or em qua­li­da­de­e­quan­ti­da­de”.

Um dos des­ta­ques da fei­ra foi o ga­do Pu­ru­nã, de­sen­vol­vi­do pe­lo Ins­ti­tu­to agronô­mi­co do Pa­ra­ná (Ia­par) em 40 anos de pes­qui­sas e ex­pe­ri­men­tos. Com as me­lho­res ca­rac­te­rís­ti­cas de qua­tro ra­ças bem acei­tas no Pa­ra­ná, os bois e vacas Pu­ru­nã in­te­res­sa­ram aos cri­a­do­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.