Te­mer co­men­ta so­bre ta­be­la do IR

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Irany Te­re­za Agên­cia Es­ta­do

O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer afir­mou on­tem que “apre­ci­a­ria mui­tís­si­mo” cor­ri­gir a ta­be­la do Im­pos­to de Ren­da pa­ra Pes­soa Fí­si­ca, com a am­pli­a­ção da fai­xa de isen­ção, ho­je li­mi­ta­da ao má­xi­mo de R$ 1.913,98. Te­mer, que res­pon­dia a uma per­gun­ta so­bre a pos­si­bi­li­da­de de do­brar es­se te­to, dis­se, po­rém, que não há na­da de con­cre­to so­bre o as­sun­to, que con­si­de­rou “mui­to com­pli­ca­do”.

“Hou­ve uma fa­la so­bre a pos­si­bi­li­da­de de au­men­tar a fai­xa de isen­ção”, con­fir­mou o pre­si­den­te, so­bre ne­go­ci­a­ções ini­ci­ais a res­pei­to do te­ma. Mas, evi­tou anun­ci­ar co­mo cer­ta a pos­si­bi­li­da­de de do­brar a fai­xa de isen­ção. “Não há is­so con­cre­ta­men­te. Se­ria bom. Se­ria uma ma­nei­ra de alcançar uma boa mar­gem de tra­ba­lha­do­res que se­ri­am be­ne­fi­ci­a­dos por is­so de um la­do e, de ou­tro la­do, tam­bém a eco­no­mia que fa­ri­am ao in­vés de pa­gar o tri­bu­to, iri­am gas­tar is­so na eco­no­mi­a­na­ci­o­nal”,declarou.

Te­mer reconheceu que a medida, que cau­sa­ria um ba­que na ar­re­ca­da­ção fe­de­ral, não é fá­cil de ser ado­ta­da, em­bo­ra a con­si­de­re im­por­tan­te. “Se­ria útil. Mas re­co­nhe­ço que é uma coi­sa com­pli­ca­da. Foi fru­to ape­nas de uma bre­ve fa­la que as ca­dei­ras, me­sas e pa­re­des do Pla­nal­to cap­ta­ram”, dis­se, brin­can­do com o vazamento da in­for­ma­ção. Qu­es­ti­o­na­do so­bre o pra­zo pa­ra a de­fi­ni­ção em tor­no des­sa pos­si­bi­li­da­de, ele res­pon­deu com ape­nas um “não sei”.

FGTS

Ao res­pon­der so­bre a pos­si­bi­li­da­de de am­pli­a­ção da fai­xa de isen­ção do Im­pos­to de Ren­da, Te­mer che­gou a fa­zer um pa­ra­le­lo com os efei­tos da Medida Pro­vi­só­ria que es­tá sen­do con­cluí­da pe­lo go­ver­no e que per­mi­ti­rá o sa­que dos ren­di­men­tos de con­tas do FGTS. “Os ren­di­men­tos do FGTS, que fi­ca­vam ape­nas com o po­der pú­bli­co, são par­ti­lha­dos, me­ta­de vai pa­ra os tra­ba­lha­do­res”, dis­se o pre­si­den­te, anun­ci­an­do pa­ra “da­qui a um mês, um mês e pou­co, no má­xi­mo” o pra­zo pa­ra a li­be­ra­ção de “vá­ri­os bi­lhões que são fru­to do ren­di­men­to”.

Te­mer tam­bém com­pa­rou a medida à in­je­ção de re­cur­sos no va­re­jo tra­zi­da pe­los sa­ques de con­tas ina­ti­vas do Im­pos­to de Ren­da. “Se for pos­sí­vel, cla­ro, se au­men­ta a fai­xa de isen­ção, per­mi­tin­do que mui­ta gen­te pos­sa eco­no­mi­zar no pa­ga­men­to do tri­bu­to pa­ra in­ves­tir, pa­ra apli­car no va­re­jo ou on­de se­ja.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.