Mi­nis­tro da Edu­ca­ção diz que Fi­es se­rá re­for­mu­la­do

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Isa­be­la Bon­fim Agên­cia Es­ta­do

Men­don­çaFi­lho­a­fir­mou­em au­di­ên­ci­a­noSe­na­do,nes­ta ter­ça-fei­ra,que­pro­gra­ma vai­va­lo­ri­za­res­tu­dan­tes­mais po­bres.

O mi­nis­tro da Edu­ca­ção, Men­don­ça Fi­lho, afir­mou que o Fun­do de Fi­nan­ci­a­men­to Es­tu­dan­til (Fi­es) se­rá re­for­mu­la­do, pa­ra “aper­fei­ço­a­men­to da ges­tão”. Sem en­trar em de­ta­lhes so­bre a mu­dan­ça, o mi­nis­tro dis­se, du­ran­te au­di­ên­cia pú­bli­ca no Se­na­do Fe­de­ral, que bus­ca am­pli­ar o fi­nan­ci­a­men­to, mas de for­ma sus­ten­tá­vel.

“Em pou­cas se­ma­nas va­mos apre­sen­tar. Não pos­so adi­an­tar as me­di­das que se­rão to­ma­das, mas que­ro as­se­gu­rar que o di­rei­to dos es­tu­dan­tes ao fi­nan­ci­a­men­to edu­ca­ci­o­nal se­rá pre­ser­va­do. To­das as me­di­das se­rão no sen­ti­do de va­lo­ri­zar e for­ta­le­cer o fo­co do pro­gra­ma pa­ra os mais po­bres”,afir­mou.

O mi­nis­tro dis­se que o “no­vo Fi­es”, co­mo cha­mou o pro­gra­ma, vai fi­car na sus­ten­ta­bi­li­da­de do in­ves­ti­men­to. Por is­so, a re­for­mu­la­ção da pro­pos­ta tem si­do acom­pa­nha­da pe­lo Mi­nis­té­rio da Fa­zen­da. “Te­mos dis­cu­ti­do de for­ma in­ten­sa e apro­fun­da­do com a Fa­zen­da al­gu­mas po­lí­ti­cas pú­bli­cas que pos­sam au­men­tar a ofer­ta de fi­nan- ci­a­men­to equi­li­bra­do, sem pro­du­zir rom­bos ou bu­ra­cos pa­ra o con­tri­buin­te”, dis­se.

Men­don­ça tam­bém cri­ti­cou a con­du­ção do PT na pas­ta de Edu­ca­ção. De acor­do com ele, o par­ti­do dei­xou uma dí­vi­da de R$ 32 bi­lhões no Fi­es e não fez o in­ves­ti­men­to ne­ces­sá­rio na edu­ca­ção bá­si­ca.

“O or­ça­men­to do MEC no pri­mei­ro ano de go­ver­no Te­mer foi am­pli­a­do, di­fe­ren­te­men­te da te­se que foi pro­pa­ga­da de que, com o te­to do gas­to, nós te­ría­mos um im­pac­to ne­ga­ti­vo no or­ça­men­to da edu­ca­ção. Foi o con­trá­rio, foi po­si­ti­vo. Va­mos man­ter uma po­lí­ti­ca que for­ta­le­ça o in­ves­ti­men­to em edu­ca­ção, pri­o­ri­zan­do­a­e­du­ca­ção­bá­si­ca.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.