Cri­an­ças e jo­vens em ce­na

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Re­na­ta Cro­zat­ti cro­zat­ti@odi­a­rio.com

O “Cri­an­ça em Ce­na” é um pro­je­to que re­a­li­za ofi­ci­nas gra­tui­tas de te­a­tros pa­ra cri­an­ças e ado­les­cen­tes de 7 a 17 anos em Ma­rin­gá, dis­tri­to de Igua­te­mi e Sa­ran­di.

Com car­ga ho­rá­ria to­tal de 80 ho­ras, as tur­mas se reú­nem em en­con­tros se­ma­nais de du­as ho­ras. Mais vol­ta­do pa­ra a prá­ti­ca cê­ni­ca, os alu­nos apren­dem téc­ni­cas de ex­pres­são cor­po­ral, en­ce­na­ção e im­pro­vi­so. No fi­nal, os 150 jo­vens di­vi­di­dos em oi­to tur­mas que com­põem o “Cri­an­ça em Ce­na” fa­rão apre­sen­ta­ções iti­ne­ran­tes, no mês de ou­tu­bro, pa­ra a pró­pria co­mu­ni­da­de e nos ou­tros lo­cais on­de o pro­je­to acon­te­ce, em uma es­pé­cie de in­ter­câm­bio cul­tu­ral.

O “Cri­an­ça em Ce­na” foi cri­a­do pe­la pro­du­to­ra cul­tu­ral For­féu Ati­vi­da­des Ar­tis­ti­cas por meio da Lei Rou­a­net há me­nos de um ano, mas já exis­te há dez anos em ou­tro­for­ma­to­no­dis­tri­to­deI­gua­te­mi. “É im­por­tan­te au­xi­li­ar o alu­no a apro­pri­ar-se da lin­gua­gem ar­tís­ti­ca, um po­de­ro­so ins­tru­men­to­de­co­mu­ni­ca­ção,lei­tu­ra e com­pre­en­são da re­a­li­da­de hu­ma­na”, ex­pli­ca o ide­a­li­za­dor e coordenador do pro­je­to, Alan Gai­ta­ros­so.

Em Ma­rin­gá as au­las acon­te­cem no Co­lé­gio Adai­le Ma­ria Lei­te e Cen­tro da Ju­ven­tu­de do Con­jun­to do Bor­ba Ga­to; no dis­tri­to de Igua­te­mi acon­te­cem no CEU das Ar­tes de Igua­te­mi; e, em Sa­ran­di, no Co­lé­gio Jar­dim Uni­ver­si­tá­rio, com ho­rá­ri­os va­ri­a­dos pa­ra ca­da tur­ma. Além de Gai­ta­ros­so, os ar­tis­tas e ins­tru­to­res An­dre­sa Vi­ot­ti, Lu­cas Oli­vei­ra, Már­cia Cos­ta, Ná­ge­la Sou­za e Re­nan Gus­ta­vo com­põem o cor­po­do­cen­te.

Se­gun­do Gai­ta­ros­so, a im­por­tân­cia do pro­je­to é pro­por­ci­o­nar o con­ta­to com a cul­tu­ra te­a­tral pa­ra aque­les que não a co­nhe­cem. “Nós aju­da­mos na for­ma­ção de pu­bli­co e en­ga­ja­mos a co­mu­ni­da­de­no­te­a­tro.”

A ex­pan­são do pro­je­to pa­ra Ma­rin­gá e Sa­ran­di só acon­te­ceu de­vi­do à apro­va­ção do pro­je­to pe­la Lei Rou­a­net. Ago­ra de­pen­de­rá ex­clu­si­va­men­te do pa­tro­cí­nio de ter­cei­ros, mas a von­ta­de é de con­ti­nu­ar . “Se os par­cei­ros per­ma­ne­ce­rem co­nos­co no pró­xi­mo­a­no,aten­de­re­mosàs­co­mu­ni­da­des­nor­mal­men­te.Mas­que­re­mos con­ti­nu­ar, com ou sem pa­tro­cí­nio”, sa­li­en­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.