De­fe­sa Ci­vil in­ter­di­ta imó­vel na Ave­ni­da Pa­ra­ná

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Taís Na­ka­ku­ra tais­na­ka­ku­ra@odi­a­rio.com Fis­ca­li­za­ção

Um imó­vel co­mer­ci­al na Ave­ni­da Pa­ra­ná, em Maringá, foi in­ter­di­ta­do on­tem. Se­gun­do a De­fe­sa Ci­vil, o pré­dio es­tá em pés­si­mo es­ta­do e ame­a­ça a in­te­gri­da­de dos in­qui­li­nos e dos pe­des­tres, já que fa­cha­da e in­te­ri­or do imó­vel po­dem ruir a qual­quer mo­men­to.

Con­for­me Adil­son Cos­ta, co­or­de­na­dor da De­fe­sa Ci­vil, foi fei­ta de­nún­cia anô­ni­ma à Ou­vi­do­ria Mu­ni­ci­pal, in­for­man­do so­bre o es­ta­do do pré­dio. “[A par­te de ci­ma da fa­cha­da] es­tá pen­den­do uns 2 cen­tí­me­tros pa­ra a rua”, re­la­ta. Se­gun­do ele, ao en­trar no imó­vel, a si­tu­a­ção cons­ta­ta­da foi pi­or: o for­ro já es­ta­va es­co­ra­do por um pe­da­ço de ma­dei­ra.

A em­pre­sa Ex­tin­par, que fun­ci­o­na­va no imó­vel alu­ga­do, es­ta­va de mu­dan­ça. Se­gun­do Cos­ta, osin­qui­li­no­sa­fir­ma­ram­que­a­si­tu­a­ção es­ta­va crí­ti­ca des­de o iní­cio do ano e que o pro­pri­e­tá­rio já ha­vi­a­si­doin­for­ma­do.

O pré­dio tem si­nais de in­fil­tra- ção, mas ain­da não se sa­be o que pro­vo­cou os da­nos. “Va­mos fazer um lau­do. O im­por­tan­te é in­ter­di­tar pa­ra que não re­pre­sen­te ris­co pa­ra qu­em fi­ca­va aqui. O do­no do imó­vel se­rá no­ti­fi­ca­do”, ex­pli­ca Adil­son Cos­ta. A in­ter­di­ção do imó­vel cha­mou aten­ção do en­ge­nhei­ro ci­vil e ve­re­a­dor Sid­nei Tel­les (PSD), que afir­mou que vai le­var pa­ra a Câ­ma­ra, em re­gi­me de ur­gên­cia, uma pro­pos­ta de lei. “O ob- je­ti­vo é cri­ar uma lei que obri­gue os pro­pri­e­tá­ri­os de cons­tru­ções an­ti­gas a apre­sen­tar a ca­da cin­co anos um lau­do téc­ni­co as­si­na­do por um en­ge­nhei­ro que apon­te que o imó­vel es­tá em bo­as con­di­ções”, ex­pli­ca.

Pa­ra o co­or­de­na­dor da De­fe­sa Ci­vil, a lei se­ria im­por­tan­te, já que ho­je não exis­te na­da que re­gu­la­men­te a fis­ca­li­za­ção de imó­veis an­ti­gos. “A ci­da­de en­ve­lhe­ce e os pré­di­os tam­bém. Se­ria re­le­van­te o po­der pú­bli­co in­ter­fe­rir nes­sa ques­tão.”

—FO­TO: DIVULGAÇÃO/DE­FE­SA CI­VIL

PE­RI­GO. Fa­cha­da do imó­vel de­so­cu­pa­do on­tem: lo­cal po­de­ria ruir a qual­quer mo­men­to, diz De­fe­sa Ci­vil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.