Ulis­ses de­fen­de pro­vas do Pa­ra­ná Running no Cen­tro

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Luiz Fer­nan­do Car­do­so luiz­fer­nan­do@odi­a­rio.com Trân­si­to

Cor­ri­das na área cen­tral, co­mo a des­te sá­ba­do, per­mi­tem re­ve­lar a ci­da­de pa­ra os vi­si­tan­tes Se­gun­do or­ga­ni­za­do­res, de 30% a 40% dos atle­tas vêm de fo­ra

Au­tor da lei que in­cluiu o Cir­cui­to de Cor­ri­das Pa­ra­ná Running no ca­len­dá­rio do mu­ni­cí­pio, em 2014, quan­do era ve­re­a­dor, o pre­fei­to Ulis­ses Maia (PDT) de­fen­de a dis­pu­ta das pro­vas na área cen­tral de Maringá e em per­cur­sos va­ri­a­dos. A me­di­da é uma rei­vin­di­ca­ção dos atle­tas lo­cais.

O pre­fei­to diz que es­sa tam­bém é uma rei­vin­di­ca­ção do co- mér­cio, que ga­nha com o flu­xo de vi­si­tan­tes. “Es­ta­mos re­a­li­zan­do o de­se­jo não só dos atle­tas. Os ba­res e res­tau­ran­tes tam­bém que­rem a cor­ri­da no Cen­tro, por tra­zer gen­te de fo­ra da ci­da­de”, co­men­taU­lis­ses.

Se­gun­do or­ga­ni­za­do­res do Pa­ra­ná Running, en­tre 30% e 40% dos ins­cri­tos em ca­da pro­va são de fo­ra de Maringá. “As pro­vas no Cen­tro, pas­san­do por pon­tos co­nhe­ci­dos co­mo a Ca­te­dral, são uma gran­de opor­tu­ni­da­de de mos­trar as be­le­zas de Maringá pa­ra es­sas pes­so­as”, diz Cé­sar Luis de Car­va­lho, di­re­tor co­mer­ci­al de O Diá­rio.

Com uma equi­pe pre­pa­ra­da pa­ra gran­des even­tos, co­mo a Pro­va Rús­ti­ca Ti­ra­den­tes, Ulis­ses diz que a re­a­li­za­ção de cor­ri­das co­mo a des­te sá­ba­do, na área cen­tral de Maringá, é tec­ni­ca­men­te viá­vel. “É pos­sí­vel e nós va­mos fazer”, diz. “É só or­ga­ni­zar o pla­ne­ja­men­to de trân­si­to”, acres­cen­ta o pre­fei­to. A pro­va O Diá­rio Night Run, eta­pa “Cons­tru­ção Ci­vil”, se­rá re­a­li­za­da no en­tor­no do Par­que do In­gá e em tre­cho da Zo­na 3 (ve­ja o ma­pa), es­te sá­ba­do, às 20h, com es­que­ma es­pe­ci­al de ba­li­za­men­to de trân­si­to.

A Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Mo­bi­li­da­de Ur­ba­na (Se­mob) te­rá 20 agen­tes, três ca­mi­nho­ne­tes S-10 e 15 mo­to­ci­cle­tas pa­ra ga- ran­tir a se­gu­ran­ça dos ins­cri­tos e pa­ra man­ter o ín­di­ce de 100% de se­gu­ran­ça nas pro­vas. No Cir­cui­to Pa­ra­ná Running, diz o di­re­tor de Ope­ra­ções de Trân­si­to da Se­mob, Mar­ce­lo Fi­li­te, nunca hou­ve um in­ci­den­te en­vol­ven­do atle­tas e veí­cu­los.

O pri­mei­ro tre­cho a ser in­ter­di­ta­do se­rá em fren­te à Aca­de­mia da Ter­cei­ra Ida­de do Par­que do In­gá, ao meio-dia. O res­tan­te do tra­je­to fi­ca­rá fe­cha­do ao trân­si­to, diz Fi­li­te, de 20 mi­nu­tos an­tes da pro­va até 20 mi­nu­tos de­pois de o úl­ti­mo cor­re­dor cru­zar a li­nha­de­che­ga­da.

O percurso se­rá de 5 km, no qual os ins­cri­tos pa­ra a pro­va de 10 km da­rão du­as vol­tas. Cer­ca de 2 mil cor­re­do­res par­ti­ci­pa­rão da pro­va. Mais in­for­ma­ções po­dem ser ob­ti­das no si­te: www.pa­ra­na­run­ning.com.br.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.