Com o fim do bou­le­vard, Ave­ni­da Co­lom­bo vol­ta às ori­gens

ÁREA PERMEÁVEL ME­NOR PO­ÇO DRENANTE MA­NU­TEN­ÇÃO DA TA­XA DE OCU­PA­ÇÃO RE­CUO DE 5 ME­TROS RE­CUO NAS TRANS­VER­SAIS

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ -

é o nú­me­ro de ati­vi­da­des comerciais e de pres­ta­ção de ser­vi­ços pre­vis­tos para a “no­va Co­lom­bo”. A “Lei do Bou­le­vard”, ba­se­a­das em leis mu­ni­ci­pais de 2001 e 2013, ha­via res­trin­gi­do a 42 o nú­me­ro de ati­vi­da­des – 22 de co­mér­cio e 21 de ser­vi­ços por me­tro qua­dra­do é o preço mé­dio dos imó­veis segundo Ju­ran­di André, re­pre­sen­tan­te dos pro­pri­e­tá­ri­os na Co­mis­são de Es­tu­do da Ave­ni­da Co­lom­bo. An­tes da “Lei do Bou­le­vard”, o preço mé­dio era de R$ 2 mil o me­tro qua­dra­do é o per­cen­tu­al de lo­tes de­so­cu­pa­dos na área do bou­le­vard, nos 6 km entre a Rua Ar­lin­do Pla­nas e a Ave­ni­da Tuiu­ti, segundo le­van­ta­men­to da Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá. Dos 390 lo­tes, 21 es­tão va­zi­os e 52 com edi­fi­ca­ção sem ocu­pa­ção di­as é a ex­pec­ta­ti­va de en­vio do pro­je­to para vo­ta­ção na Câ­ma­ra. An­tes, a pro­pos­ta se­rá sub­me­ti­da ao cri­vo do Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de Pla­ne­ja­men­to e Ges­tão Ter­ri­to­ri­al, da Pro­cu­ra­do­ria-Geral do Mu­ni­cí­pio e pas­sa­rá por au­di­ên­cia pú­bli­ca Pe­las re­gras atu­ais, 20% da área do ter­re­no de­ve per­mi­tir a ab­sor­ção da água da chu­va. Pro­pri­e­tá­ri­os rei­vin­di­cam que o per­cen­tu­al se­ja re­vis­to para 10% (pa­drão na mai­or parte da ci­da­de). Es­tu­da-se man­ter a per­mis­são da au­to­ri­za­ção de po­ço drenante para ter­re­nos com cons­tru­ções an­ti­gas que não con­tam com o mí­ni­mo de 10% de área permeável. Com a re­vo­ga­ção da “Lei do Bou­le­vard”, a ta­xa de ocu­pa­ção má­xi­ma de­ve­rá res­pei­tar as re­gras de zoneamento (70% em boa parte dos ca­sos). Pro­pri­e­tá­ri­os rei­vin­di­cam que se­jam man­ti­dos os 90% atu­ais. Ma­nu­ten­ção da exi­gên­cia do re­cuo de 5 me­tros para no­vas cons­tru­ções na Ave­ni­da Co­lom­bo, po­rém, por bom sen­so, a Co­mis­são de Es­tu­do da Ave­ni­da Co­lom­bo su­ge­riu a isen­ção da nor­ma para pré­di­os já cons­truí­dos. A “Lei do Bou­le­vard” con­tem­pla as vi­as trans­ver­sais na ex­ten­são de 120 me­tros para cada la­do da Ave­ni­da Co­lom­bo, com re­cuo de 2,5 me­tros. A co­mis­são de­li­be­rou pelo fim des­sa exi­gên­cia, com re­cuo ze­ro nas trans­ver­sais.

taMá­ri­oVer­ri(PT).“Va­mos­re­to­mar cer­ca de 90% das ati­vi­da­des de ori­gem da ave­ni­da, que es­ta­va vi­ran­do um ce­mi­té­rio de em­pre­sas”,dizDoCar­mo(PR).

An­tes de che­gar à Câ­ma­ra, no en­tan­to, as pro­pos­tas da co­mis­são­pas­sa­rão­pe­lo­cri­vo­doCon­se­lho Mu­ni­ci­pal de Pla­ne­ja­men­to e Ges­tão Ter­ri­to­ri­al (CMPGT) e da Pro­cu­ra­do­ria Geral do Mu­ni­cí­pio. Fei­to is­so, ainda se­rá ne­ces­sá­ri­au­ma­au­di­ên­ci­a­pú­bli­ca.

Para o ex-pre­fei­to Sil­vio Bar­ros (PP), a au­di­ên­cia pú­bli­ca se­rá im­por­tan­te para trazer to­da a co­mu­ni­da­de para o de­ba­te. “Par­ti­cu­lar­men­te, acho que a trans­for­ma­ção da Co­lom­bo atu­al para bou­le­vard pas­sa por um pro­ces­so de tran­si­ção, não é ins­tan­tâ­neo. Eu te­ria fle­xi­bi­li­za­do al­gu­mas ati­vi­da­des, po­rém, dei­xan­do cla­ro para pro­pri­e­tá­rio e lo­ca­dor que se­ria a úl­ti­ma lo­ca­ção com a fi­na­li­da­de atu­al”, su­ge­re Sil­vio.

Con­se­lhei­ro su­plen­te do CMPGT e re­pre­sen­tan­te dos pro­pri­e­tá­ri­os na co­mis­são, Ju­ran­di André diz acre­di­tar que a pro­pos­ta não se­rá re­jei­ta­da pe­la au­di­ên­cia pú­bli­ca. Segundo ele, per­das co­mo a des­va­lo­ri­za­ção de 50% dos imó­veis na Co­lom­bo, após a Lei do Bou­le­vard, in­di­ca­ram que as re­gras atu­ais pre­ci­sa­vam ser re­vis­tas.

Nes­ta se­gun­da, Sai­to vai à Câ­ma­ra para ex­pli­car de­ta­lhes das mu­dan­ças que cons­ta­rão da no­va lei aos ve­re­a­do­res que não in­te­gra­ram a co­mis­são. O ob­je­ti­vo da ad­mi­nis­tra­ção é con­tem­plar pos­sí­veis su­ges­tões dos par­la­men­ta­res para, mais tar­de, evi­tar a apre­sen­ta­ção de emen­das ao pro­je­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.