JBS deu di­nhei­ro para 1.829 can­di­da­tos

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Bra­sil geral@odi­a­rio.com

Apos­tan­do em um fu­tu­ro bom re­la­ci­o­na­men­to com pro­vá­veis can­di­da­tos que fos­sem elei­tos em 2014, a J&F (hol­ding con­tro­la­do­ra do gru­po JBS) des­ti­nou mais de R$ 500 mi­lhões para aju­dar a ele­ger go­ver­na­do­res, de­pu­ta­dos es­ta­du­ais, fe­de­rais e se­na­do­res de todo o País, segundo os de­la­to­res. Em um dos de­poi­men­tos que pres­tou ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF), com qu­em fir­mou acor­do de de­la­ção pre­mi­a­da já ho­mo­lo­ga­da pelo Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), o di­re­tor de Re­la­ções Ins­ti­tu­ci­o­nais e Go­ver­no da J&F, Ri­car­do Saud, en­tre­gou um le­van­ta­men­to de­ta­lha­do em que apon­ta to­dos os can­di­da­tos fi­nan­ci­a­dos pe­la em­pre­sa.

De acor­do com Saud, o to­tal em di­nhei­ro re­pas­sa­do por meio de “pa­ga­men­tos dis­si­mu­la­dos” ali­men­tou as cam­pa­nhas de 1.829 can­di­da­tos. Des­tes, 179 se ele­ge­ram de­pu­ta­dos es­ta­du­ais em 23 uni­da­des da fe­de­ra­ção e 167, de­pu­ta­dos fe­de­rais por 19 par­ti­dos.

O de­la­tor não dei­xa cla­ro qu­ais pa­ga­men­tos fo­ram fei­tos via cai­xa 2 e qu­ais fo­ram do­a­ções ofi­ci­ais. No de­poi­men­to, di­vul­ga­do após a re­ti­ra­da do si­gi­lo da de­la­ção, ele dá a en­ten­der que os va­lo­res ci­ta­dos se re­fe­rem ape­nas às cam­pa­nhas de 2014. Em ou­tro de­poi­men­to, o do­no da JBS, Jo­es­ley Ba­tis­ta, tam­bém afir­mou que a mai­o­ria das do­a­ções fei­tas pe­la em­pre­sa tra­ta­va-se de pro­pi­na dis­far­ça­da por con­tra­par­ti­das re­ce­bi­das.

Ve­ja os ví­de­os dos de­poi­men­tos da de­la­ção da JBS no por­tal odi­a­rio.com no link: http://bit.ly/2qAfbV3.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.