Ra­da­res de ve­lo­ci­da­de vão ‘de­du­rar’ veí­cu­los rou­ba­dos

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Luiz Fer­nan­do Car­do­so luiz­fer­nan­do@odi­a­rio.com Con­cor­rên­cia

Se­rão 40 equi­pa­men­tos com re­co­nhe­ci­men­to óti­co de pla­cas in­te­gra­dos ao Sis­te­ma Aler­ta, uti­li­za­do pe­la PRF Par­dais se­rão ins­ta­la­dos em 23 vi­as da ci­da­de

A Prefeitura de Ma­rin­gá vai lan­çar, nos pró­xi­mos di­as, o edi­tal de li­ci­ta­ção pa­ra a aqui­si­ção de 40 ra­da­res de ve­lo­ci­da­de, que se­rão es­pa­lha­dos por 23 vi­as da ci­da­de. Mais mo­der­nos que os 28 que fo­ram de­sa­ti­va­dos há qua­se 10 me­ses, os no­vos equi­pa­men­tos se­rão do­ta­dos de tec­no­lo­gia que per­mi­ti­rá o ras­tre­a­men­to dos veí­cu­los pe­lo nú­me­ro das pla­cas.

Os ra­da­res fa­rão bem mais que fla­grar os mo­to­ris­tas em ex­ces­so de ve­lo­ci­da­de. Se­gun­do a Se­cre­ta­ria de Mo­bi­li­da­de Ur­ba­na (Se­mob), a li­ci­ta­ção exi­gi­rá que os dis­po­si­ti­vos se­jam do­ta­dos o re­co­nhe­ci­men­to óti­co de pla­cas, que po­de­rá apon­tar em tem­po re­al veí­cu­los que es­ti­ve­rem tran­si­tan­do com qual­quer ir­re­gu­la­ri­da­de, co­mo o im­pos­to eli­cen­ci­a­men­to ven­ci­dos.

Es­sa tec­no­lo­gia tam­bém di­fi- cul­ta­rá a vi­da de cri­mi­no­sos que vi­vem do fur­to de veí­cu­los. “Ele (no­vo ra­dar) vai ler to­das as pla­cas que pas­sa­rem por ali. Se a pla­ca ti­ver qual­quer pro­ble­ma, co­mo re­gis­tro de car­ro rou­ba­do, so­a­rá o alar­me”, ex­pli­ca Gil­ber­toPur­pur,se­cre­tá­ri­o­daSe­mob.

O se­cre­tá­rio es­cla­re­ce que a fiscalização pe­lo re­co­nhe­ci­men­to das pla­cas se­rá pos­sí­vel por­que os no­vos ra­da­res se­rão in­te­gra­dos ao Sis­te­ma Aler­ta, uti­li­za­do pe­la Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Fe­de­ral (PRF) no ca­das­tro e iden­ti­fi­ca­ção de veí­cu­los fru­to de fur­to e rou­bo.

Ou­tra exi­gên­cia é que, na fiscalização do ex­ces­so de ve­lo­ci­da­de, o ven­ce­dor da li­ci­ta­ção en­tre­gue equi­pa­men­tos com 80% ou mais de apro­vei­ta­men­to de ima­gens, ou se­ja, que pos­sa re­gis­trar com pre­ci­são a ve­lo­ci­da­de de oi­to a ca­da dez veí­cu­los que pas­sa­rem­pe­los­sen­so­res.

Mes­mo com a que­da no nú­me­ro de ví­ti­mas com a au­sên­cia dos ra­da­res, o ar­gu­men­to da ad- mi­nis­tra­ção é de que a fiscalização au­men­ta­rá a se­gu­ran­ça de mo­to­ris­tas, ci­clis­tas e pe­des­tres, es­pe­ci­al­men­te nas vi­as on­de fla­gran­tes de ex­ces­so de ve­lo­ci­da­de são co­muns. Só o Con­tor­no Sul (Anel Viá­rio Pre­fei­to Sin­cler Sam­bat­ti) e a Ave­ni­da Nil­do Ri­bei­ro da Ro­cha re­ce­be­rão cin­co ra­da­res ca­da.

En­tre 1º de ja­nei­ro e 18 de maio, o trânsito de Ma­rin­gá fez 1.799 ví­ti­mas e 21 mor­tes. No mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do, com os an­ti­gos ra­da­res ope­ran­tes, fo­ram 1.898 ví­ti­mas e igual nú­me­ro de mor­tes.

Qu­an­to à eter­na ale­ga­ção de “in­dús­tria da mul­ta” de quem é fla­gra­do des­res­pei­tan­do as re­gras do Có­di­go de Trânsito Bra­si­lei­ro (CTB), o pre­fei­to Ulis­ses Maia (PDT) afir­ma que a ins­ta­la­ção dos ra­da­res não ter por ob­je­ti­vo a ar­re­ca­da­ção. “Não te­rá ne­nhum ra­dar sem si­na­li­za­ção e ne­nhu­ma ação de fis­cal atrás de ár­vo­res (com ra­dar mó­vel)”, co­men­ta o pre­fei­to. O edi­tal pas­sou es­ta se­ma­na pe­la úl­ti­ma cor­re­ção na Se­mob e já se en­con­tra na Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Pa­trimô­nio, Com­pras e Lo­gís­ti­ca (Se­pat) pa­ra ser pu­bli­ca­do.

Na mo­da­li­da­de con­cor­rên­cia, a li­ci­ta­ção pre­vê cus­to má­xi­mo de até R$ 300 mil men­sais pe­los 40 ra­da­res, sen­do que 24 de­les se­rão ins­ta­la­dos nos mes­mos lu­ga­res de an­tes, 4 se­rão re­ma­ne­ja­dos e 12 es­ta­rão em no­vos pon­tos da ci­da­de. A con­tra­ta­ção dos equi­pa­men­tos se­rá por um ano, re­no­vá­vel­po­ra­té­cin­co­a­nos.

Pur­pur diz que as exi­gên­ci­as pre­vis­tas no edi­tal fo­ram pen­sa­das pa­ra que o mai­or nú­me­ro pos­sí­vel de em­pre­sas pos­sa par­ti­ci­par, o que au­men­ta­rá a con­cor­rên­cia e per­mi­ti­rá com­pa­rar os equi­pa­men­tos a um pre­ço me­nor. A em­pre­sa ven­ce­do­ra te­rá 60 di­as pa­ra co­lo­car 20 equi­pa­men­tos em fun­ci­o­na­men­to e até 90 di­as pa­ra ins­ta­lar os de­mais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.