Pa­ra­da LGBT é ato po­lí­ti­co

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Pau­li­ne Al­mei­da ma­rin­ga@odi­a­rio.com

Ato po­lí­ti­co e fes­ti­vo, a sex­ta Pa­ra­da LGBT de Ma­rin­gá acon­te­ce nes­te do­min­go, a par­tir das 14h, no cen­tro de con­vi­vên­cia Re­na­to Ce­lidô­nio, ao la­do da prefeitura. A ex­pec­ta­ti­va é que su­pe­re o pú­bli­co do ano pas­sa­do, quan­do 3,7 mil pes­so­as par­ti­ci­pa­ram. Mais de 20 ca­ra­va­nas de ci­da­des co­mo Lon­dri­na e Cam­po Mou­rão­es­tão­con­fir­ma­das.

A pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Ma­rin­ga­en­se LGBT, Mar­got Jung, ex­pli­ca que a pa­ra­da en­cer­ra a Se­ma­na Ma­rin­ga­en­se de Com­ba­te à LGBT­fo­bia. “Nós dis­cu­ti­mos vi­si­bi­li­da­de tran­se­xu­al, bis­se­xu­a­li­da­de, mães que apoi­am seus fi­lhos LGBT. Ti- ve­mos um psi­có­lo­go fa­lan­do so­bre au­to­a­cei­ta­ção, sair do ar­má­rio, e o em­po­de­ra­men­to das mu­lhe­res lés­bi­cas.”

A pa­ra­da cra­va uma men­sa­gem de lés­bi­cas, gays, bis­se­xu­ais, tra­ves­tis, tran­se­xu­ais e trans­gê­ne­ros. “É um dia que não só o pú­bli­co LGBT, mas ou­tras pes­so­as que apoi­am a nos­sa cau­sa, sa­em às ru­as. Nós exis­ti­mos e re­sis­ti­mos. Te­mos os nos­sos di­rei­tos, o nos­so lu­gar na sociedade e es­ta­mos na lu­ta pe­la cri­mi­na­li­za­ção da LFBT­fo­bia”, des­ta­cou Mar­got.

Com uma Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal que pa­re­ce mais aber­ta à diversidade, o mo­vi­men­to bus­ca al­guns avan­ços em Ma­rin­gá, co­mo a co­me­mo­ra­ção do Dia con­tra LGBT­fo­bia, em 17 de maio, e tam­bém a acei­ta­ção dos vá­ri­os ti­pos de fa­mí­lia. “Mes­mo o Pla­no Mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção não pre­ven­do o de­ba­te de gê­ne­ro, as es­co­lhas têm que tra­ba­lhar que exis­tem pes­so­as de vá­ri­os ti­pos, que pre­ci­sam ser res­pei­ta­das­co­mo­to­do­mun­do.”

Es­te ano, o pro­fes­sor Luiz San­tos foi es­co­lhi­do co­mo pa­dri­nho do even­to, de­vi­do ao tra­ba­lho con­tra o pre­con­cei­to nas es­co­las. Já a ma­dri­nha se­rá a ar­tis­ta grá­fi­ca Eli­sa Ri­e­mer, cri­a­do­ra do car­taz da pri­mei­ra pa­ra­da na ci­da­de. O even­to con­ta­rá com dois DJs de São Paulo e três de Ma­rin­gá. A par­tir das 16h, ini­ci­a­rá o per­cur­so pe­las ave­ni­das XV de No­vem­bro, São Paulo e Pru­den­te de Mo­rais, até o es­ta­ci­o­na­men­to do es­tá­dio Wil­lie Da­vids, on­de a fes­ta irá até as 21h.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.