Onix pro­va não sa­ber ba­ter

O Diario do Norte do Parana - - ESPECIAL - Agên­cia Es­ta­do vei­cu­los@odi­a­rio.com

O La­tin NCAP, ór­gão in­de­pen­den­te que afe­re a se­gu­ran­ça dos car­ros ven­di­dos na Amé­ri­ca La­ti­na, re­bai­xou a no­ta do Onix nos tes­tes de co­li­são. Nos mais re­cen­tes en­sai­os, que in­cluí­ram im­pac­tos la­te­rais, o Che­vro­let não ob­te­ve ne­nhu­ma das cin­co es­tre­las pos­sí­veis - em 2014 o car­ro mais ven­di­do do País ha­via con­quis­ta­do três es­tre­las no tes­te de co­li­são fron­tal.

Se­gun­do o La­tin NCAP, o Onix mos­trou “de­sem­pe­nho po­bre, com ele­va­da in­tru­são da ca­bi­ne e com­pres­são na re­gião do tó­rax do pas­sa­gei­ro adul­to sen­ta­do na fren­te”. O Onix não tem air bags la­te­rais. Pa­ra cri­an­ças, a pro­te­ção foi con­si­de­ra­da acei­tá­vel, ain­da que o Che­vro­let te­nha cin­to de se­gu­ran­ça ape­nas de dois pon­tos no as­sen­to cen­tral tra­sei­ro e não ofe­re­ça sis­te­ma Iso­fix pa­ra fi­xa­ção de as­sen­tos in­fan­tis.

Além dis­so, a por­ta tra­sei­ra di­rei­ta do Onix se abriu no tes­te, ex­pon­do os ocu­pan­tes a ris­cos gra­ves. Ain­da as­sim, o Che­vro­let con­se­guiu três es­tre­las pa­ra pro­te­ção in­fan­til. Após a divulgação dos re­sul­ta­dos, a as­so­ci­a­ção de con­su­mi­do­res Pro­tes­te in­for­mou que vai pe­dir a re­ti­ra­da do Onix do mer­ca­do bra­si­lei­ro, uma vez que o Che­vro­let não ofe­re­ce ní­veis mí­ni­mos de se­gu­ran­ça pa­ra os ocu­pan­tes. Se­gun­do a or­ga­ni­za­ção, mes­mo que o mo­de­lo fos­se equi­pa­do com air bags la­te­rais, o re­sul­ta­do ain­da se­ria ruim, por cau­sa da fra­gi­li­da­de de sua es­tru­tu­ra.

A fi­li­al bra­si­lei­ra da GM in­for­mou que “o Che­vro­let Onix cum­pre in­te­gral­men­te com to­dos os re­qui­si­tos lo­cais de se­gu­ran­ça dos mer­ca­dos on­de é ven­di­do na Amé­ri­ca do Sul”. Ain­da se­gun­do a no­ta, “a GM com­par­ti­lha o ob­je­ti­vo de me­lho­rar a se­gu­ran­ça ro­do­viá­ria em to­do o mun­do e bus­ca a me­lho­ria con­tí­nua da se­gu­ran­ça dos veí­cu­los.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.