Lau­do de vis­to­ria ga­ran­te se­gu­ran­ça nas cons­tru­ções

O Diario do Norte do Parana - - IMÓVEIS - Agên­cia Es­ta­do imo­veis@odi­a­rio.com

Se­gu­ran­ça nas cons­tru­ções sem dú­vi­da é um dos te­mas de mai­or re­per­cus­são en­tre es­pe­ci­a­lis­tas do se­tor, co­mo ar­qui­te­tos e en­ge­nhei­ros, cons­tru­to­ras, in­cor­po­ra­do­ras e, cla­ro, o pú­bli­co fi­nal. Mui­to se dis­cu­te so­bre mé­to­dos pre­ven­ti­vos e nor­mas de se­gu­ran­ça, mas nem sem­pre os pro­ce­di­men­tos são abor­da­dos de for­ma sim­ples e es­cla­re­ce­do­ra.

Se­gun­do a di­re­to­ra do Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ava­li­a­ções e Pe­rí­ci­as de En­ge­nha­ria de São Paulo (Iba­pe-SP), en­ge­nhei­ra ci­vil Re­ja­ne Sau­te Be­re- zovsky, o prin­ci­pal do­cu­men­to que as­se­gu­ra as con­di­ções de um imó­vel é o lau­do de vis­to­ria de vi­zi­nhan­ça, pro­ce­di­men­to re­a­li­za­do por pro­fis­si­o­nais qua­li­fi­ca­dos.

“Atra­vés da vis­to­ria, o pro­fis­si­o­nal ve­ri­fi­ca a exis­tên­cia ou não de fa­lhas e/ou ano­ma­li­as, além de cons­ta­tar o es­ta­do de con­ser­va­ção e de ma­nu­ten­ção em ge­ral, pa­drão cons­tru­ti­vo e po­si­ção do imó­vel em re­la­ção à obra pre­ten­di­da”, ex­pli­ca Re­ja­ne.

“O lau­do de vis­to­ria de vi­zi­nhan­ça ex­põe a re­al si­tu­a­ção cons­tru­ti­va dos imó­veis que já exis­tem ao re­dor da fu­tu­ra cons­tru­ção. Ele é es­sen­ci­al pa­ra a atri­bui­ção da res­pon­sa- bi­li­da­de dos re­pa­ros, no mo­men­to do sur­gi­men­to de um da­no em al­gum imó­vel lin­dei­ro”, afir­ma ela.

Re­ja­ne com­ple­men­ta a ex­pli­ca­ção e de­ta­lha os prin­ci­pais itens pa­ra com­por um lau­do de vis­to­ria de vi­zi­nhan­ça. “Além de es­tu­dos, aná­li­ses e le­van­ta­men­tos téc­ni­cos fei­tos pe­lo pro­fis­si­o­nal ha­bi­li­ta­do e ca­pa­ci­ta­do é pre­ci­so re­gis­trar fotos que au­xi­li­em na com­pro­va­ção do es­ta­do de con­ser va­ção do imó­vel”, des­ta­ca.

Ju­ri­di­ca­men­te o Lau­do de vis­to­ria de vi­zi­nhan­ça é a ga­ran­tia ca­so al­gu­ma das par­tes se sin­ta le­sa­da e le­ve o ca­so à es­fe­ra ju­di­ci­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.