Ar­te ocu­pa es­pa­ços

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Re­na­to Cro­zat­ti cro­zat­ti@odi­a­rio.com

“Ei­xo Cen­tral” mos­tra ocu­pa­ções ar­tís­ti­cas em lo­cais pú­bli­cos de Ma­rin­gá Ideia é re­fle­tir so­bre as pos­si­bi­li­da­des cul­tu­rais e crí­ti­cas que há na ci­da­de

Qual é o pa­pel da ar­te? Es­sa per­gun­ta­po­de­te­rum­nú­me­ro­gran­de de res­pos­tas, mui­tas de­las sub­je­ti­vas, mas o con­sen­so en­tre his­to­ri­a­do­res e crí­ti­cos de ar­te é do pa­pel trans­for­ma­dor que exer­ce nos in­di­ví­du­os e sociedade co­mo um to­do. Usar a ar­te co­mo for­ma de ex­pres­são, se­ja pa­ra­pas­sa­ru­ma­sim­ples­men­sa­gem ou co­mo for­ma de pro­tes­to, foi ado­ta­da por di­ver­sos gru­pos so­ci­ais, em va­ri­a­dos pe­río­dos da his­tó­ria da hu­ma­ni­da­de. O mo­vi­men­to Hip Hop, por exem­plo, usa­da­po­e­sia,can­to,dan­ça­e­mú­si­ca pa­ra ex­pres­sar a di­fí­cil vi­da na pe­ri­fe­ria.

Mui­tos des­ses gru­pos es­tão ocu­pan­do­es­pa­ços­pú­bli­co­seu­ti­li­zam a ar­te co­mo meio im­por­tan­te pa­ra se­rem ou­vi­dos. Em Ma­rin­gá al­gu­mas des­sas ocu­pa­ções fo­ram re­gis­tra­das no web­do­cu­men­tá­rio “Ei­xo Cen­tral”, cri­a­do e di­ri­gi­do por Di­o­go Cor­rea da Sil­va.

Vi­de­o­do­cu­men­tá­rio,áu­dio,fo­to­gra­fia, tex­to, ilus­tra­ção e ani­ma­ção se jun­ta­ram nes­se pro­je­to pa­ra mos­trar al­gu­mas ocu­pa­ções e o pa­pel da ar­te em ca­da uma de­las, que po­dem ser con­fe­ri­das ao aces­sar o link www.folk­di­o­go.wix­si­te.com/ei­xo­cen­tral. O pro­je­to re­gis­tou ocu­pa­ções acon­te­cen­do na Pra­ça Ra­po­so Ta­va­res, no Cen­tro, e Área de Con­vi­vên­cia da Vi­la Olím­pi­ca, pró­xi­ma ao Es­tá­dio Wil­lie Da­vids, na Zo­na 7, am­bas­re­a­li­za­da­sem2016.

Oweb­do­cu­men­tá­rio,con­ce­bi­do co­mo um pro­du­to mul­ti­mí­dia, foi cri­a­do pa­ra uma dis­ci­pli­na do úl­ti­mo ano do cur­so de Co­mu­ni­ca­ção e Mul­ti­mei­os da UEM, no qual Di­o­go cur­sa­va até oa­no­pas­sa­do.

“Ei­xo Cen­tral” é com­pos­to por um tex­to des­cri­ti­vo e lú­di­co qu­an­to ao ob­je­ti­vo do pro­je­to, uma ses­são de fotos com áu­di­os e um vi­de­o­do­cu­men­tá­rio de 13 mi­nu­tos.

O di­re­tor, que já par­ti­ci­pou de di­ver­sos mo­vi­men­tos so­ci­ais, diz acre­di­tar ser mui­to im­por­tan­te que os es­pa­ços pú­bli­cos da ci­da­de se­jam ocu­pa­dos pa­ra que as pes­so­as pos­sam se ex­pres­sar. “A ocu­pa­ção de es­pa­ço pú­bli­co é ex­tre­ma­men­te im­por­tan­te pa­ra dis­cu­tir a ci­da­de e os mo­dos co­mo vi­ve­mos”, opi­na.

Se­gun­do Di­o­go, o pro­je­to foi cri­a­do pa­ra mos­trar co­mo a ar­te se ma­ni­fes­ta den­tro do con­tex­to des­sa­so­cu­pa­ções.

“A ar­te con­se­gue to­car no sen­ti­men­to das pes­so­as e dis­cu­tir te­mas que são re­le­van­tes pa­ra elas, que vi­vem na­que­le es­pa­ço. Is­so pos­si­bi­li­ta mos­trar no­vas pers­pec­ti­vas sem agre­dir nin­guém”, afir­ma o di­re­tor de “Ei­xo Cen­tral”.

—FOTO: THAMIRES WALDHELM

PÚ­BLI­CO. Ce­na do web­do­cu­men­tá­rio “Ei­xo Cen­tral”: em ocu­pa­ção na Área de Con­vi­vên­cia da Vi­la Olím­pi­ca, jo­vens de­sen­vol­vem ati­vi­da­des cul­tu­rais e de­ba­tes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.