Po­lí­cia aler­ta pa­ra bo­a­tos no WhatsApp

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - On­de es­tão os vo­lun­tá­ri­os? Pau­li­ne Al­mei­da ma­rin­ga@odi­a­rio.com

ca­sas e pré­di­os cor­ren­do ris­co de de­sa­bar”, ex­pli­ca. O ór­gão tam­bém tem atu­a­do na fis­ca­li­za­ção de mar­qui­ses e de pon­tos de va­za­men­to de água. Cos­ta de­cla­rou que pre­ten­de re­es­tru­tu­rar o ser­vi­ço, mas pre­fe­riu não adi­an­tar qu­an­tos ser­vi­do­res a mais pen­sa se­rem ne­ces­sá­ri­os. Pa­ra o co­or­de­na­dor, entre as pri­o­ri­da­des es­tá a ati­va­ção do te­le­fo­ne de emer­gên­cia 199 e a im­plan­ta­ção de nú­cle­os re­gi­o­nais de vo­lun­tá­ri­os.

A De­fe­sa Ci­vil é jus­ta­men­te um ór­gão fundado pa­ra con­tar com a aju­da da co­mu­ni­da­de. Vo­lun­tá­ri­os fo­ram ca­das­tra­dos em 2011, no en­tan­to a atu­a­ção é ine­xis­ten­te ho­je em dia. A ideia é ca­pa­ci­tá-los, pen­san­do que po­dem aju­dar nas me­di­das de prevenção e no so­cor­ro de de­sas­tres.

Va­le lem­brar que a De­fe­sa Ci­vil po­de ser aci­o­na­da pe­los te­le­fo­nes 156, em ho­rá­rio co­mer­ci­al, e 9-9103-8319, 24 ho­ras. Em meio às cons­tan­tes chu­vas do fim de se­ma­na, a Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Es­ta­du­al (PRE) te­ve de li­dar não ape­nas com a se­gu­ran­ça nas es­tra­das, mais vo­lú­vel com pis­ta mo­lha­da, mas com bo­a­tos dis­se­mi­na­dos nas re­des so­ci­ais, es­pe­ci­al­men­te no WhatsApp, so­bre que­das de pon­tes na re­gião de Ma­rin­gá.

As men­ti­ras en­vol­ve­ram as PRs -317 e 218; to­das no domingo.

O comandante da 4ª Companhia de Po­lí­cia Mi­li­tar Ro­do­viá­ria, Rodrigo Girotto, de­cla­ra que foi a pri­mei­ra vez que bo­a­tos ga­nha­ram sta­tus de ver­da­de e ge­ra­ram tan­tas li­ga­ções na cen­tral.

Nin­guém sa­be a fon­te da in- for­ma­ção, po­rém as equi­pes pas­sa­ram o fim de se­ma­na a des­men­tin­do.

“A dis­se­mi­na­ção de no­tí­ci­as fan­ta­si­o­sas e in­ve­rí­di­cas é ex­tre­ma­men­te pre­ju­di­ci­al à se­gu­ran­ça pú­bli­ca”, res­sal­ta o ca­pi­tão. “São des­lo­ca­men­tos que po­de­ri­am ser evi­ta­dos, bem co­mo con­ges­ti­o­na­men­to das nos­sas li­nhas te­lefô­ni­cas e o em­pre­go ina­de­qua­do de guar­ni­ções.”

O Rio Ivaí, por exem­plo, per­to de Pa­raí­so do Nor­te, che­gou a su­bir 11 me­tros, mesmo as­sim não hou­ve pre­juí­zo à es­tru­tu­ra des­sa ou de ou­tras pon­tes. Ca­pi­tão Girotto pe­de que as pes­so­as ve­ri­fi­quem a ve­ra­ci­da­de das no­tí­ci­as an­tes de di­vul­gá-las.

É pos­sí­vel es­cla­re­cer dú­vi­das pe­lo te­le­fo­ne 198, pe­las re­des so­ci­ais da PRE ou ain­da acom­pa­nhan­do a im­pren­sa. “Te­mos que lem­brar que a se­gu­ran­ça pú­bli­ca é res­pon­sa­bi­li­da­de de to­dos”, avi­sa.

FOTO: DI­VUL­GA­ÇÃO/DE­FE­SA CI­VIL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.