Equi­pa­men­tos do Le­pac são fur­ta­dos

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Ro­ber­to Silva ro­ber­to­sil­va@odi­a­rio.com /// Redação ODiá­rio /// Redação O Diá­rio

Al­vo cons­tan­te de re­por­ta­gens so­bre in­se­gu­ran­ça, tan­to pa­ra aca­dê­mi­cos,do­cen­tes,fun­ci­o­ná­ri­os e até mesmo pa­ra bens pa­tri­mo­ni­ais, o câm­pus da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM) vol­tou a ser in­va­di­do por la­drões­nes­te­fim­de­se­ma­na.

Des­ta vez, os cri­mi­no­sos, que agi­ram na ma­dru­ga­da de sá­ba­do (20), fur­ta­ram e dois no­te­bo­oks e ou­tros equi­pa­men­tos do La­bo­ra­tó­rio de En­si­no e Pes­qui­sa em Aná­li­ses Clí­ni­cas (Le­pac). É a segunda vez num in­ter­va­lo de um ano que o bloco é in­va­di­do.

O fur­to foi con­fir­ma­do pe­lo pre­fei­to do câm­pus, Car­los Ta­ma­ni­ni, que no­mi­nou o bloco J90 co­mo al­vo dos la­drões. O bloco te­ve as por­tas das sa­las de Pa­ra­si­to­lo­gia, Imu­no­lo­gia e du­as sa­las de pro­fes­so­res da­ni­fi­ca­das. O pre­fei­to tam­bém con­fir­mou o fur­to de equi­pa­men­tos, mas não sou­be in­for­mar se eram uti­li­za­dos em tra­ba­lhos de pes­qui­sa nem se con­ti­nham da­dos im­por­tan­tes.

Ta­ma­ni­ni lem­brou que é a segunda vez que o bloco é in­va­di­do por la­drões, mas a pri­mei­ra em que ob­je­tos fo­ram fur­ta­dos. Se­gun­do­e­le,no­a­no­pas­sa­do­vi­gi­lan­tes­dau­ni­ver­si­da­de­con­se­gui­ram de­ter um ado­les­cen­te, que ha­via aju­da­do a ar­rom­bar quatro blo­cos, e o en­tre­ga­ram à Po­lí­cia Mi­li­tar (PM). Ele ad­mi­tiu que a área do Le­pac ain­da não é co­ber­ta por câ­me­ras de vi­gi­lân­cia e in­for­mou que a li­ci­ta­ção pa­ra a com­pra­do­se­qui­pa­men­to­so­cor­re­rá­no­pró­xi­mo­mês.

Pro­cu­ra­do pe­la re­por­ta­gem, o co­or­de­na­dor do Le­pac, Den­nis Ar­man­do Bertolini, es­cla­re­ceu que fo­ram fur­ta­dos três no­te­bo­oks, sen­do dois uti­li­za­dos em au­las e ou­tro que era em­pre­ga­do em lei­tu­ra de exa­mes da den­gue, além de um scan­ner de me­sa e dois apon­ta­do­res de lazer. Bertolini es­ti­mou o pre­juí­zo entre R$ 8 e 10 mil e in­for­mou que o de­par­ta­men­to ten­ta pro­vi­den­ci­ar equi­pa­men­tos se­me­lhan­tes pa­ra­não­pa­ra­ros­tra­ba­lhos.

O co­or­de­na­dor do Le­pac ex­pli­cou que um dos apa­re­lhos fa­zia a lei­tu­ra de in­ten­si­da­de de cor nos exa­mes de den­gue. Se apre­sen­tas­se uma cor mais for­te o re­sul­ta­do da­va po­si­ti­vo pa­ra a do­en­ça. No no­te­bo­ok, eram fei­tas a lei­tu­ra dos exa­mes de to­da a 15ª Re­gi­o­nal de Saúde, que com­pre­en­de 30 mu­ni­cí­pi­os. Os tra­ba­lhos es­tão pa­ra­dos, mas a ex­pec­ta­ti­va é que até o fim da se­ma­na ou­tro no­te­bo­ok se­ja com­pra­do. “Por sor­te não foi per­di­do o tra­ba­lho re­a­li­za­do an­te­ri­or­men­te, por­que sal­va­mos os re­sul­ta­dos em pen­dri­ves. Mas al­gu­mas pes­qui­sas fo­ram per­di­das”, diz.

O pre­fei­to do câm­pus res­sal­tou que a di­vi­são de se­gu­ran­ça sem­pre ana­li­sa to­da e qual­quer ocor­rên­cia e tra­ça ações que pos­sam con­tri­buir pa­ra me­lho­rar a se­gu­ran­ça. Se­gun­do ele, al­gu­mas me­di­das já fo­ram e es­tão sen­do im­plan­ta­das, co­mo con­tra­ta­ção de agen­tes de se­gu­ran­ça, cons­tru­ção de três no­vas gua­ri­tas (cu­jas obras se­rão con­cluí­das até ju­lho), ma­nu­ten­ção e im­ple­men­ta­ção cons­tan­te da ilu­mi­na­ção pú­bli­ca, cer­ca­men­to do câm­pus, con­tro­le de aces­so dos por­tões em horários de não fun­ci­o­na­men­to das ati­vi­da­des, além da im­plan­ta­ção de um am­plo sis­te­ma de mo­ni­to­ra­men­to. A Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá entrega ho­je, às 15h, a re­for­ma e am­pli­a­ção do Cen­tro Mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção In­fan­til (Cmei) Jo­sé Pa­che­co dos San­tos. O pré­dio te­ve re­for­ma­da uma área de 1.167,65m2 e ga­nhou am­pli­a­ção de 548,26m2 ao cus­to de R$ 1,9 mi­lhão de re­cur­sos mu­ni­ci­pais. OC­mei­a­ten­de­fa­mí­li­as­doLo­te­a­men­toMa­drid,dos­con­jun­tosCi­da­de Al­ta I e II e do Jardim Pa­raí­so. Com a am­pli­a­ção, a uni­da­de vai com­por­tar mais 75 alu­nos e con­ta­rá com du­as no­vas sa­las de au­la, mi­ni­qua­dra, sa­la mul­tiu­so e la­van­de­ria am­pli­a­da. A uni­da­de aten­de cri­an­ças de até 5 anos. A Câ­ma­ra de Ma­rin­gá re­a­li­za ho­je a pri­mei­ra ses­são itinerante da legislatura atu­al. A reu­nião de ve­re­a­do­res e co­mu­ni­da­de se­rá no sa­lão da Pa­ró­quia Santo Antô­nio de Pá­dua, na Vi­la Santo Antô­nio, às 19h. O Le­gis­la­ti­vo ce­de­rá a pa­la­vra ao pa­dre Ne­ri Di­o­ne Squi­sat; ao pas­tor Jo­sé Rei­nal­do Pereira da Silva, da Igre­ja Avi­va­men­to Bí­bli­co; à pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção de Moradores da Vi­la Santo Antô­nio, Lu­ci De Mo­ri; e ao pre­fei­to Ulis­ses Maia (PDT). A ini­ci­a­ti­va é do ve­re­a­dor Car­los Ma­riuc­ci (PT). “É im­por­tan­te o con­ta­to pes­so­al entre ci­da­dãos e ve­re­a­do­res”, afir­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.