Con­se­lho de­ci­de so­bre du­pli­ca­ção de ave­ni­da

O Diario do Norte do Parana - - PARANÁ - Luiz de Car­va­lho car­va­lho@odi­a­rio.com

As­so­ci­a­ção­de­fen­de­quea de­sa­pro­pri­a­ção­de­chá­ca­ras pa­ra­a­se­gun­da­pis­ta se­rá­de­ci­si­va­pa­rao de­sen­vol­vi­men­to­dos­bair­ros

O Con­se­lho de Pla­ne­ja­men­to de Ci­a­nor­te de­ve ana­li­sar ain­da nes­te mês a so­li­ci­ta­ção dos moradores do Jardim Atlân­ti­co, que pe­dem a li­be­ra­ção da segunda via da Ave­ni­da Atlân­ti­ca, prin­ci­pal aces­so ao bair­ro. Em horários de pi­co, a mo­vi­men­ta­ção de veí­cu­los é com­pli­ca­da em um tre­cho da ave­ni­da em que não há a segunda pis­ta e o trân­si­to cor­re em pis­ta sim­ples, com mão du­pla.

A so­li­ci­ta­ção foi fei­ta à Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de De­sen­vol­vi­men­to pe­la As­so­ci­a­ção de Moradores do Jardim Atlân­ti­co por meio de um abaixo-as­si­na­do con­ten­do mais de 300 as­si­na­tu­ras. O do­cu­men­to já foi en­ca­mi­nha­do ao Con­se­lho e, se for apro­va­do, se­rá en­ca­mi­nha­do ao pre­fei­to com a in­di­ca­ção pa­ra que se­ja exe­cu­ta­da a con­ti­nu­a­ção da segunda pis­ta, que já exis­te em par­te­da­a­ve­ni­da.

A du­pli­ca­ção, po­rém, es­bar­ra no­fa­to­de­e­xis­ti­re­má­re­as­de­chá­ca­ras e sí­ti­os no tre­cho, o que obri­gou o trân­si­to a usar ape­nas uma pis­ta, nos dois sen­ti­dos, des­de­que­foi­a­ber­ta­a­a­ve­ni­da.

A Ave­ni­da Atlân­ti­ca é um pro­lon­ga­men­to da Ave­ni­da Ma­to Gros­so, que par­te do Cen­tro da cidade pa­ra uma área de bair­ros no­vos, de­pois de cru­zar a re­ser­va­flo­res­tal­co­nhe­ci­da­co­moCin­tu­rão Verde. Além de dar aces­so a vá­ri­os lo­te­a­men­tos aber­tos no­súl­ti­mo­sa­nos,ela­a­ten­de­tam­bém sí­ti­os e fa­zen­das e áre­as que já es­tão sen­do lo­te­a­das.

Se­gun­do­a­se­cre­tá­ri­a­deDe­sen­vol­vi­men­to, Jen­ni­fer Car­dan, a mai­o­ria dos pro­pri­e­tá­ri­os de áre­as ru­rais da área não têm in­te­res­se em lo­te­ar seus terrenos, por is­so a pre­fei­tu­ra te­rá que exi­gir a de­sa­pro­pri­a­ção. “É proi­bi­do por lei man­ter va­zi­os ur­ba­nos, en­tão a pre­fei­tu­ra tem o di­rei­to de obrigar os pro­pri­e­tá­ri­os a trans­for­mar as áre­as ru­rais em áre­as ur­ba­nas”, dis­se.

Se­gun­do o pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção de Moradores, Clau­de­mir Car­los, a en­ti­da­de re­pre- sen­ta os in­te­res­ses dos moradores tam­bém do Jardim Bo­tâ­ni­co, Ilha do Mel, Parque do Bos­que, Parque das Na­ções e Jardim Atlân­ti­co I, II, III, IV e V. Pa­ra ele, os moradores en­ten­dem que a aber­tu­ra da segunda pis­ta em to­da a ex­ten­são da ave­ni­da se­rá de­fi­ni­ti­vo pa­ra aque­la re­gião da cidade, es­ti­mu­lan­do a che­ga­da de es­ta­be­le­ci­men­tos co­mer­ci­ais e va­lo­ri­zan­do os imó­veis. Além dis­to, pre­pa­ra a cidade pa­ra evi­tar pro­ble­mas fu­tu­ros, já que par­te da Atlân­ti­ca já é du­pli­ca­da e a du­pli­ca­ção do res­tan­te se­rá ques­tão de tempo.

Ele en­ten­de que a es­tru­tu­ra­ção e o con­se­quen­te de­sen­vol­vi­men­to dos bair­ros que fi­cam fo­ra do Cin­tu­rão Verde po­de­rá es­ti­mu­lar os pro­pri­e­tá­ri­os de sí­ti­os a lo­te­ar su­as áre­as ou ven­dê-las, mais va­lo­ri­za­das, pa­ra em­pre­sas do ra­mo imo­bi­liá­rio.

A se­cre­tá­ria Jen­ni­fer Car­dan diz que, ao en­ca­mi­nha­rem sua decisão ao pre­fei­to Clau­de­mir Bon­gi­or­no (PMDB) , os con­se­lhei­ros de Pla­ne­ja­men­to po­de­rão pe­dir a de­sa­pro­pri­a­ção da par­te das chá­ca­ras on­de pas­sa­rá a segunda pis­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.