To­dos contra o abu­so se­xu­al

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Mary El­len Ro­sa­da

Em maio é lem­bra­do o Dia Na­ci­o­nal de Combate ao Abu­so e à Ex­plo­ra­ção de Cri­an­ças e Ado­les­cen­tes

guns cli­ques, o usuá­rio con­se­gue apre­sen­tar sua queixa à Ou­vi­do­ria Na­ci­o­nal de Di­rei­tos Hu­ma­nos de ma­nei­ra fá­cil, rá­pi­da, anô­ni­ma e se­gu­ra. Fon­te: Por­tal Bra­sil, com in­for­ma­ções da Se­cre­ta­ria de Di­rei­tos Hu­ma­nos.

—FOTO: DI­VUL­GA­ÇÃO

No dia 8 de maio, o pre­si­den­te Michel Temer san­ci­o­nou du­as no­vas le­gis­la­ções re­la­ci­o­na­das ao te­ma: a Lei nº 13.440 /2017, que es­ti­pu­la pe­na obri­ga­tó­ria de per­da de bens e va­lo­res em ra­zão da prá­ti­ca dos cri­mes ti­pi­fi­ca­dos co­mo pros­ti­tui­ção ou ex­plo­ra­ção se­xu­al; e a Lei nº 13.441/2017, que pre­vê a in­fil­tra­ção de agen­tes de po­lí­cia na in­ter­net com o fim de in­ves­ti­gar cri­mes contra a dig­ni­da­de se­xu­al de cri­an­ças e ado­les­cen­tes. O pre­si­den­te tam­bém san­ci­o­nou, em abril, a Lei nº 13.431/2017, que es­ta­be­le­ce a es­cu­ta es­pe­ci­a­li­za­da e o de­poi­men­to especial pa­ra cri­an­ças e ado­les­cen­tes ví­ti­mas ou tes­te­mu­nhas­de­vi­o­lên­cia. De acor­do com da­dos, cer­ca de 67,7% das cri­an­ças e jo­vens que so­fre­ma­bu­so­e­ex­plo­ra­ção­se­xu­ais são me­ni­nas. Os me­ni­nos re­pre­sen­tam 16,52% das ví­ti­mas. Os ca­sos em que o se­xo da cri­an­ça não foi in­for­ma­do to­ta­li­za­ram15,79%.

Os da­dos so­bre fai­xa etá­ria mos­tram que 40% dos ca­sos eram re­fe­ren­tes a cri­an­ças de 0 a 11 anos. As fai­xas etá­ri­as de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos correspondem, res­pec­ti­va­men­te, 30,3% e 20,09% das de­nún­ci­as. Já o per- VOZ. Por medo, a cri­an­ça mui­tas ve­zes pre­fe­re o si­lên­cio à denúncia: is­so pre­ci­sa mudar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.