Re­la­tó­rio pre­vê ajus­te via ve­to e MP

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA -

En­quan­to a con­fu­são se ins­ta­lou na Co­mis­são de As­sun­tos Econô­mi­cos (CAE) do Se­na­do, o re­la­tó­rio pro­du­zi­do por Ri­car­do Fer­ra­ço (PSDB-ES) foi pu­bli­ca­do na pá­gi­na da CAE na in­ter­net. O pa­re­cer pe­de a apro­va­ção do tex­to vin­do da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, mas su­ge­re al­te­ra­ções em al­guns pon­tos por ve­to pre­si­den­ci­al ou edi­ção fu­tu­ra de me­di­da pro­vi­só­ria.

O do­cu­men­to de 74 pá­gi­nas con­fir­ma a es­tra­té­gia de avan­çar com o tex­to no Se­na­do sem al­te­rar o pro­je­to apro­va­do na Câ­ma­ra. Pa­ra in­cluir as al­te­ra­ções su­ge­ri­das pe­los se­na­do­res, o pa­re­cer de Fer­ra­ço su­ge­re ajus­tes fo­ra da Ca­sa - com a ne­ces­si­da­de de atu­a­ção do Pa­lá­cio do Pla­nal­to. O pa­re­cer da re­for­ma tra­ba­lhis­ta re­co­men­da ao pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca o ve­to ao tre­cho do pro­je­to que al­te­ra as re­gras pa­ra o tra­ba­lho de ges­tan­tes e lac­tan­tes em lo­cais con­si­de­ra­dos in­sa­lu­bres. “O dis­po­si­ti­vo co­mo es­tá im­pli­ca­ria abrir es­pa­ço pa­ra abu­sos con­tra mu­lhe­res me­nos es­cla­re­ci­das, com me­nor po­der de bar­ga­nha e em am­bi­en­tes mais in­sa­lu­bres e des­pro­te­gi­dos”, ci­ta o do­cu­men­to pro­du­zi­do por Fer­ra­ço.

Ele re­co­nhe­ce “de­man­da le­gí­ti­ma a fa­vor da mu­dan­ça” en­tre mé­di­cas e en­fer­mei­ras que tra­ba­lham em lo­cais que po­dem ser con­si­de­ra­dos in­sa­lu­bres, co­mo hos­pi­tais e la­bo­ra­tó­ri­os. Pa­ra o se­na­dor, “a mis­são de re­for­mar a CLT é a de bus­car um equi­lí­brio que con­tem­ple o mer­ca­do de tra­ba­lho de di­ver­sos Bra­sis, e não o de le­gis­lar pe­la ex­ce­ção de acor­do com de­man­da des­te ou da­que­le se­tor”. ///AE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.