De­fe­sa de Aé­cio pe­de anulação de afas­ta­men­to e no­vo re­la­tor

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Es­ta­do ge­ral@odi­a­rio.com

A de­fe­sa do se­na­dor Aé­cio Ne­ves (PSDB-MG) apre­sen­tou on­tem pe­di­do de re­vo­ga­ção do afas­ta­men­to das fun­ções par­la­men­ta­res de­ter­mi­na­da pe­lo mi­nis­tro Ed­son Fa­chin. O ad­vo­ga­do Al­ber­to To­ron ale­ga que Aé­cio não obs­truiu a Jus­ti­ça, tam­bém que a si­tu­a­ção do par­la­men­tar não é ex­cep­ci­o­nal a pon­to de va­li­dar o afas­ta­men­to por de­ci­são mo­no­crá­ti­ca e ain­da cri­ti­ca o fa­to de o inqué­ri­to e a me­di­da cau­te­lar con­tra o se­na­dor te­rem si­do dis­tri­buí­dos ao mi­nis­tro Ed­son Fa­chin.

Pa­ra a de­fe­sa, que dis­cor­da da Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca, não há a “pre­ven­ção” do mi­nis­tro Fa­chin no ca­so por­que as sus­pei­tas lan­ça­das so­bre Aé­cio não te­ri­am re­la­ção nem com o inqué­ri­to da La­va Ja­to que in­ves­ti­ga par­la­men­ta­res do PMDB no Se­na­do nem com a pe­ti­ção em que foi ho­mo­lo­ga­da a de­la­ção pre­mi­a­da do ex-di­re­tor da Cai­xa Econô­mi­ca Fe­de­ral Fá­bio Cle­to, que tem re­la­ção com a Ope­ra­ção Sep­sis que se re­fe­re às in­ves­ti­ga­ções de um es­que­ma de pa­ga­men­to de pro­pi­na pa­ra li­be­ra­ção de re­cur­sos do FI-FGTS, ad­mi­nis­tra­do­pe­laCai­xa.

“Ao Se­na­dor Aé­cio Ne­ves, con­tu­do, não é atri­buí­do qual­quer fa­to re­la­ci­o­na­do se­ja ao FI-FGTS, se­ja à su­pos­ta ten­ta­ti­va de com­prar o si­lên­cio de Edu­ar­do Cu­nha e Funaro. Es­se pon­to, por­tan­to, não jus­ti­fi­ca a pre­ven­ção do em. Min. Ed­son Fa­chin, es­pe­ci­al­men­te pa­ra apu­ra­ção dos fa­tos atri­buí­dos ao Se­na­dor Aé­cio Ne­ves”, diz o ad­vo­ga­do To­ron.

A de­fe­sa tam­bém afir­ma que, “con­si­de­ran­do a na­tu­re­za da me­di­da im­pos­ta con­tra um Se­na­dor da Re­pú­bli­ca, não po­de­ria ela de­cor­rer de de­ci­são mo­no­crá­ti­ca e sim de de­ci­são co­le­gi­a­da do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral”. “Di­an­te do ex­pos­to, re­quer-se a anulação da r. de­ci­são que de­cre­tou as me­di­das cau­te­la­res, em ra­zão da in­com­pe­tên­cia do em. Min. Ed­son Fa­chin pa­ra apre­ci­a­ção dos fa­tos re­la­ci­o­na­dos ao Se­na­dor Aé­cio Ne­ves, de­ter­mi­nan­do-se a li­vre dis­tri­bui­ção do fei­to.”

Ade­fe­sa­deAé­ci­o­tam­bé­ma­fir­ma que o afas­ta­men­to “so­men­te é ca­bí­vel di­an­te de cir­cuns­tân­ci­as ex­cep­ci­o­na­lís­si­mas, que re­ve­lem o abu­so dos po­de­res ine­ren­tes ao man­da­to, de mo­do a im­pe- dir o re­gu­lar pro­ces­sa­men­to de in­fra­ções­pe­nais”.

To­ron diz que são mui­to di­fe­ren­tes as si­tu­a­ções de Aé­cio e a do ex-de­pu­ta­do Edu­ar­do Cu­nha, que ter­mi­nou cas­sa­do. Ele afir­ma que o pe­e­me­de­bis­ta já ha­via si­do­de­nun­ci­a­do­por­cor­rup­çãoe la­va­gem de di­nhei­ro, en­quan­to o tu­ca­no­ain­da­não­o­foi.

“O STF nun­ca te­ve a opor­tu­ni­da­de de ana­li­sar os fa­tos que lhe são atri­buí­dos a Aé­cio e nem mes­mo as gra­ves me­di­das que lhe são im­pos­tas. Tra­ta­se, ao con­trá­rio, de juí­zo mo­no­crá­ti­co pro­fe­ri­do no li­mi­ar de um inqué­ri­to po­li­ci­al ins­tau­ra­do com ba­se em du­vi­do­sa e na­da or­to­do­xa gra­va­ção re­a­li­za­da por um en­tão as­pi­ran­te a de­la­tor que bus­ca­va, a qual­quer cus­to, as be­nes­ses de uma co­la­bo­ra­ção”,ar­gu­men­ta­a­de­fe­sa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.