OAB quer fim do si­gi­lo de ação ju­di­ci­al

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Es­ta­do ge­ral@odi­a­rio.com

A Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil pe­diu on­tem ao Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE) o fim to­tal do si­gi­lo da Ação Ju­di­ci­al de In­ves­ti­ga­ção Elei­to­ral que pe­de a cas­sa­ção da cha­pa Dil­ma/Te­mer, elei­ta em 2014. Em pe­ti­ção ao mi­nis­tro re­la­tor da ação, Her­man Ben­ja­min, o pre­si­den­te da Or­dem, Clau­dio La­ma­chia, ale­ga “in­te­res­se pú­bli­co e a pre­ser­va­ção da Car­ta da Re­pú­bli­ca” pa­ra so­li­ci­tar o le­van­ta­men­to do si­gi­lo e que se­ja dis­po­ni­bi­li­za­da a ín­te­gra do pro­ces­so.

Ama­nhã, a OAB vai pro­to­co­lar na Câ­ma­ra pe­di­do de im­pe­a­ch­ment do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB), a quem a en­ti­da­de má­xi­ma da Ad­vo­ca­cia atri­bui cri­me de res­pon­sa­bi­li­da­de, em vi­o­la­ção ao ar­ti­go 85 da Cons­ti­tui­ção. A OAB ar­gu­men­ta que, ao re­ce­ber no Pa- lá­cio do Ja­bu­ru na noi­te de 7 de mar­ço o em­pre­sá­rio Jo­es­ley Ba­tis­ta, da JBS, Te­mer ou­viu uma sequên­cia de de­li­tos ad­mi­ti­dos por seu in­ter­lo­cu­tor e não to­mou me­di­das jun­to às au­to­ri­da­des com­pe­ten­tes.

Na pe­ti­ção ao TSE, La­ma­chia des­ta­ca “no­tí­ci­as vei­cu­la­das pe­la im­pren­sa que re­ve­la­ram fa­tos gra­vís­si­mos en­vol­ven­do di­ver­sas au­to­ri­da­des pú­bli­cas, den­tre elas o man­da­tá­rio mai­or da Re­pú­bli­ca, do que re­sul­ta o agra­va­men­to da cri­se po­lí­ti­ca vi­ven­ci­a­da no País”.

“Es­te qua­dro en­se­ja am­pla trans­pa­rên­cia nos atos e ações que en­vol­vem tais re­pre­sen­tan­tes daí a in­dis­pen­sa­bi­li­da­de de ime­di­a­to le­van­ta­men­to do si­gi­lo de do­cu­men­tos e de­cla­ra­ções ob­ti­das no âm­bi­to do pro­ces­so so­bre­tu­do pa­ra es­cla­re­ci­men­to aos ci­da­dãos bra­si­lei­ros que não su­por­tam mais con­vi­ver com dú­vi­das a res­pei­to dos seus re­pre­sen­tan­tes”, as­si­na­la a OAB.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.