Bra­sil li­de­ra ca­sos de cor­rup­ção in­ter­na­ci­o­nal

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Cláu­dia Tre­vi­san Agência Es­ta­do

O Bra­sil li­de­ra o ran­king de paí­ses em que ocor­re­ram ca­sos de cor­rup­ção in­ter­na­ci­o­nal sob in­ves­ti­ga­ção do De­par­ta­men­to de Jus­ti­ça dos Es­ta­dos Uni­dos. Com 30 men­ções, o País tem qua­se o do­bro de re­gis­tros do se­gun­do co­lo­ca­do, a Chi­na, mos­tra le­van­ta­men­to do FCPAT­rac­ker ba­se­a­do em co­mu­ni­ca­dos a agên­ci­as re­gu­la­do­ras das 104 em­pre­sas que re­ve­la­ram es­tar sob in­ves­ti­ga­ção.

O Bra­sil ul­tra­pas­sou a Chi­na e as­su­miu a li­de­ran­ça da lis­ta pe­la pri­mei­ra vez no ano pas­sa­do, quan­do apa­re­ceu em pro­ces- sos de 19 com­pa­nhi­as. No ano an­te­ri­or, o País ha­via si­do men­ci­o­na­do por 11 em­pre­sas in­ves­ti­ga­das com ba­se no Ato de Prá­ti­cas de Cor­rup­ção In­ter­na­ci­o­nal (FCPA, na si­gla em in­glês), a le­gis­la­ção ame­ri­ca­na que pu­ne o pa­ga­men­to de su­bor­nos pa­ra ob­ten­ção de van­ta­gens in­de­vi­das no ex­te­ri­or.

A lei se apli­ca às com­pa­nhi­as dos EUA e a to­das as de­mais que te­nham pa­péis ne­go­ci­a­dos nas bolsas ame­ri­ca­nas ou usem o sis­te­ma ban­cá­rio do país pa­ra a prá­ti­ca de atos ilí­ci­tos.

O gran­de au­men­to no nú­me­ro de em­pre­sas in­ves­ti­ga­das por ações re­a­li­za­das no Bra­sil é re­sul­ta­do da pos­tu­ra mais agres­si­va das au­to­ri­da­des lo- cais na in­ves­ti­ga­ção de ca­sos de cor­rup­ção e da cres­cen­te co­o­pe­ra­ção en­tre os dois paí­ses. “Eu não con­si­go pen­sar em ne­nhum ou­tro país em que a co­or­de­na­ção en­tre os pro­cu­ra­do­res e as agên­ci­as de com­ba­te à cor­rup­ção se­ja tão pró­xi­ma. A par­ce­ria en­tre os Es­ta­dos Uni­dos e o Bra­sil é a mais for­te de to­das”, dis­se Eric Sny­der, só­cio do es­cri­tó­rio de ad­vo­ca­cia Jones Day.

Ex-pro­cu­ra­dor fe­de­ral, Sny­der co­me­çou a tra­ba­lhar em 2010 com em­pre­sas bra­si­lei­ras ou ame­ri­ca­nas com ati­vi­da­des no Bra­sil acu­sa­das de vi­o­la­rem o FCPA. Nes­te ano, ele de­ci­diu se mu­dar com a fa­mí­lia pa­ra São Paulo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.