De­cre­to que con­vo­cou Exér­ci­to é re­vo­ga­do

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agência Es­ta­do ge­ral@odi­a­rio.com

O de­cre­to que con­vo­ca­va as For­ças Ar­ma­das pa­ra atu­a­rem na se­gu­ran­ça de Brasília, as­si­na­do por Michel Te­mer (PMDB) du­ran­te as ma­ni­fes­ta­ções des­ta quar­ta-fei­ra, foi re­vo­ga­do, on­tem, pe­lo pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca. A de­ci­são pe­lo uso das For­ças Ar­ma­das ti­nha si­do anun­ci­a­da na vés­pe­ra pe­lo mi­nis­tro da De­fe­sa, Raul Jung­mann, e te­ria du­ra­ção até o pró­xi­mo dia 31.

Na jus­ti­fi­ca­ti­va, o pre­si­den­te de­cla­ra que a re­vo­ga­ção foi pos­sí­vel “con­si­de­ran­do a ces­sa­ção dos atos de depredação e vi­o­lên­cia e o con­se­quen­te res­ta­be­le­ci­men­to da Lei e da Or­dem no Dis­tri­to Fe­de­ral, em es­pe­ci­al na Es­pla­na­da dos Mi­nis­té­ri­os”.

A de­ci­são de de­cre­tar a cha­ma­da Ga­ran­tia de Lei e Or­dem (GLO) só po­de ser fei­ta por or­dem ex­pres­sa do pre­si­den­te em ca­so on­de há es­go­ta­men­to dos ór­gãos de se­gu­ran­ça pú­bli­ca. Na ma­nhã des­ta quin­ta-fei­ra, Te­mer se reu­niu com os mi­nis­tros Eli­seu Pa­di­lha (Ca­sa Ci­vil), Mo­rei­ra Fran­co (Se­cre­ta­ria-Ge­ral), Antô­nio Im­bas­sahy (Se­cre­ta­ria de Go­ver­no) e o mi­nis­tro do Ga­bi­ne­te de Se­gu­ran­ça Ins­ti­tu­ci­o­nal (GSI), ge­ne­ral Sér­gio Et­che­goyen, além de Jung­mann, jus­ta­men­te pa­ra de­ci­dir so­bre a re­vo­ga­ção do de­cre­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.