Com bai­xa pro­cu­ra, va­ci­na­ção é pror­ro­ga­da

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Re­da­ção O Diá­rio ma­rin­ga@odi­a­rio.com

A bai­xa pro­cu­ra le­vou à pror­ro­ga­ção da cam­pa­nha de va­ci­na­ção con­tra a gri­pe pa­ra o dia 9 de ju­nho. A imu­ni­za­ção na re­de pú­bli­ca ter­mi­na­ria on­tem. Em Ma­rin­gá, das 123,6 mil pes­so­as com di­rei­to à va­ci­na gra­tui­ta, 86 mil fo­ram até os pos­tos de saú­de re­ce­ber as do­ses.

No gru­po pri­o­ri­tá­rio e mais pro­pen­so às com­pli­ca­ções da do­en­ça, for­ma­do por cri­an­ças de 6 me­ses a me­no­res de 5 anos, ges­tan­tes, tra­ba­lha­do­res de saú­de, puér­pe­ras e ido­sos, 82,86% fo­ram va­ci­na­dos – ín­di­ce abai­xo da me­ta do Mi­nis­té­rio da Saú­de, de 90%. Es­ses são os nú­me­ros mais re­cen­tes da cam­pa­nha, di­vul­ga­dos on­tem.

A si­tu­a­ção é mais crí­ti­ca en­tre as cri­an­ças, com ape­nas 58,09% de co­ber­tu­ra.O maior ín­di­ce é en­tre as puér­pe­ras.

Além do gru­po pri­o­ri­tá­rio, a va­ci­na es­tá dis­po­ní­vel gra­tui­ta­men­te pa­ra pro­fes­so­res, in­dí­ge­nas, de­ten­tos, fun­ci­o­ná­ri­os do sis­te­ma pri­si­o­nal e por­ta­do­res de do­en­ças crô­ni­cas, me­di­an­te apre­sen­ta­ção de pres­cri­ção mé­di­ca.

A imu­ni­za­ção po­de ser re­a­li­za­da em to­das as uni­da­des bá­si­cas de saú­de e na Sa­la de Va­ci­na, na Se­cre­ta­ria de Saú­de, in­de­pen­den­te­men­te da re­gião de abran­gên­cia. A ex­ce­ção é pa­ra os pro­fes­so­res que de­vem ser va­ci­na­dos no pos­to de re­fe­rên­cia da uni­da­de de en­si­no. Os edu­ca­do­res têm de le­var do­cu­men­to com fo­to e de­cla­ra­ção ates­tan­do a con­di­ção pro­fis­si­o­nal.

A va­ci­na­ção é re­a­li­za­da de se­gun­da à sex­ta-fei­ra. Ca­da uni­da­de de saú­de tem ho­rá­rio di­fe­ren­ci­a­do. A sa­la de va­ci­na aten­de das 7h às 18h.

A va­ci­na é se­gu­ra e só é con­train­di­ca­da pa­ra pes­so­as com his­tó­ri­co de re­a­ção pré­via ou aler­gia se­ve­ra ao ovo de ga­li­nha e de­ri­va­dos. O efei­to pro­te­tor da va­ci­na tem iní­cio após cer­ca de 2 se­ma­nas da apli­ca­ção.

Ma­rin­gá re­gis­trou, es­te ano, 10 ca­sos de gri­pe com uma mor­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.