Aci­den­tes ca­em 28% nas BRs

O Diario do Norte do Parana - - PARANÁ -

Os aci­den­tes em ro­do­vi­as fe­de­rais de pis­ta sim­ples no Pa­ra­ná caí­ram 28,2% em dois anos. Os fe­ri­dos e as mor­tes re­du­zi­ram no mes­mo rit­mo, 24,6% e 26,1%, res­pec­ti­va­men­te. Pa­ra a Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Fe­de­ral (PRF), uma das ex­pli­ca­ções pa­ra a me­lho­ra dos ín­di­ces es­tá na obri­ga­to­ri­e­da­de do uso do fa­rol bai­xo nas es­tra­das du­ran­te o dia – a lei vai com­ple­tar um ano em ju­lho.

Ano pas­sa­do, fo­ram aten­di­das 170 co­li­sões fron­tais em ro­do­vi­as fe­de­rais de pis­tas sim­ples no Pa­ra­ná. O nú­me­ro é al­to, mas me­nor que o re­gis­tra­do em 2015 (187) e 2014 (237). O to­tal de ví­ti­mas tam­bém caiu: de 410, em 2014, pa­ra 309, ano pas­sa­do, as­sim co­mo o de mor­tes, de 88 pa­ra 65.

O ins­pe­tor da PRF, Wil­son Mar­ti­nes, ar­gu­men­ta que ape­sar de a lei do fa­rol bai­xo não ser o fa­tor pre­pon­de­ran­te pa­ra a re­du­ção da vi­o­lên­cia nas es­tra­das, a obri­ga­to­ri­e­da­de “com cer­te­za” con­tri­buiu pa­ra a que­da. “Ge­ral­men­te, o uso do fa­rol du­ran­te o dia di­mi­nui, em mé­dia, 10% o nú­me­ro de aci­den­tes. No Pa­ra­ná, nós es­ta­mos aci­ma da mé­dia (na re­du­ção de ocor­rên­ci­as)”, co­men­ta.

Se­gun­do o Mar­ti­nes, em al­guns ho­rá­ri­os du­ran­te o dia a vi­são do mo­to­ris­ta fi­ca com­pro­me­ti­da pe­la cla­ri­da­de do sol, prin­ci­pal­men­te em acli­ves. “Às ve­zes, a pes­soa vai ul­tra­pas­sar e vê um veí­cu­lo, mas acha que ele es­tá no mes­mo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.