Ba­ti­das cau­sam 6 mil apa­gões

O Diario do Norte do Parana - - PARANÁ - Agên­cia Es­ta­du­al pa­ra­na@odi­a­rio.com Se­gu­ran­ça

Co­li­sões de veí­cu­los em pos­tes cau­sam, em mé­dia, 16 des­li­ga­men­tos de ener­gia elé­tri­ca por dia no Pa­ra­ná. Ano pas­sa­do, os aci­den­tes de trân­si­to que da­ni­fi­cam a re­de elé­tri­ca fo­ram res­pon­sá­veis por 6.123 des­li­ga­men­tos, com­pro­me­ten­do o abas­te­ci­men­to em re­si­dên­ci­as, co­mér­cio e hos­pi­tais.

Cau­sa­das mui­tas ve­zes pe­la im­pru­dên­cia ao vo­lan­te, es­sas ba­ti­das são res­pon­sá­veis por 80% das tro­cas de pos­tes fei­tas pe­la Co­pel. Além de in­ter­rom­per o for­ne­ci­men­to de ener­gia, co­li­sões em pos­tes au­men­tam o risco de aci­den­tes com ener­gia elé­tri­ca por- que, mui­tas ve­zes, cau­sam o rom­pi­men­to de ca­bos ener­gi­za­dos. “As pes­so­as ja­mais de­vem se apro­xi­mar de ca­bos caí­dos ou pen­du­ra­dos, por­que po­dem le­var um cho­que gra­ve ou fa­tal”, aler­ta o ge­ren­te de Se­gu­ran­ça do Tra­ba­lho da Co­pel, João Al­ber­to Ku­cekJu­ni­or.

O cus­to mé­dio pa­ra re­com­por a es­tru­tu­ra a ca­da ocor­rên­cia che­ga a R$ 2 mil e de­ve ser pa­go pe­lo mo­to­ris­ta res­pon­sá­vel. A co­bran­ça só não acon­te­ce qu­an­do o mo­to­ris­ta fo­ge com o veí­cu­lo após o aci­den­te e não é iden­ti­fi­ca­do – o que ocor­re em 30% dos ca­sos.

—FO­TO: DI­VUL­GA­ÇÃO

PREJUÍZO. Cus­to pa­ra re­por um pos­te é de R$ 2 mil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.