ONU con­de­na uso de for­ça ex­ces­si­va da PM

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Bra­sil ge­ral@odi­a­rio.com

A Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das e a Co­mis­são (ONU) e a Co­mis­são In­te­ra­me­ri­ca­na de Di­rei­tos Hu­ma­nos (CIDH) emi­ti­ram on­tem co­mu­ni­ca­do em que con­de­nam o uso ex­ces­si­vo da for­ça por po­li­ci­ais no Bra­sil. Na no­ta, as en­ti­da­des de­mons­tram pre­o­cu­pa­ção com o “uso re­cor­ren­te da vi­o­lên­cia” e ci­tam três ca­sos re­cen­tes de re­pres­são po­li­ci­al nos mei­os agrá­rio e ur­ba­no do País.

Os or­ga­nis­mos con­de­na­ram ações da Po­lí­cia Mi­li­tar du­ran­te as ma­ni­fes­ta­ções da úl­ti­ma quar­ta-fei­ra, em Bra­sí­lia. O pro­tes­to reu­niu cer­ca de 35 mil pes­so­as que pro­tes­ta­vam con­tra as re­for­mas tra­ba­lhis­ta e Pre­vi­den­ciá­ria e as re­cen­tes de­nún­ci­as de cor­rup­ção en­vol­ven­do o go­ver­no.

A ma­ni­fes­ta­ção co­me­çou pa­cí­fi­ca e, ao avan­çar em di­re­ção ao Con­gres­so Na­ci­o­nal, ter­mi­nou, en­tre­tan­to, em tu­mul­to, com de­pre­da­ção de pré­di­os pú­bli­cos e con­fli­to en­tre al­guns ma­ni­fes­tan­tes e po­li­ci­ais. Pa­ra dis­per­sar a con­fu­são, a Po­lí­cia Mi­li­tar uti­li­zou bom­bas de efei­to mo­ral e ba­las de bor­ra­cha.

Se­gun­do ba­lan­ço da PMDF, 49 pes­so­as fi­ca­ram fe­ri­das, oi­to fo­ram de­ti­das e foi aber­ta in­ves­ti­ga­ção so­bre uso de ar­ma de fo­go por agen­tes du­ran­te o pro­tes­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.