Mer­ca­do de 0 km tem re­a­ção

O Diario do Norte do Parana - - ESPECIAL VEÍCULOS - Fer­nan­da Ber­to­la fer­nan­da@odi­a­rio.com

Em Ma­rin­gá, fo­ram 5.081 no­vos em­pla­ca­men­tos no 1º qua­dri­mes­tre, se­gun­do da­dos do De­tran-PR De­sem­pe­nho das con­ces­si­o­ná­ri­as ma­rin­ga­en­ses é o me­lhor, no pe­río­do, en­tre as ci­da­des do in­te­ri­or

De ja­nei­ro a abril des­te ano, Ma­rin­gá re­gis­trou 5.081 no­vos em­pla­ca­men­tos, o mai­or nú­me­ro den­tre to­das as ou­tras ci­da­des do in­te­ri­or do Es­ta­do e per­deu ape­nas pa­ra Cu­ri­ti­ba, com 22.635 veículos ze­ro-quilô­me­tro que pas­sa­ram a ro­dar (ve­ja no qua­dro). Os da­dos são do De­par­ta­men­to de Trân­si­to do Pa­ra­ná (De­tran/PR).

Na com­pa­ra­ção com a mai­or ci­da­de do in­te­ri­or, Lon­dri­na, de ja­nei­ro a abril des­te ano Ma­rin­gá em­pla­cou 755 veículos a mais. En­quan­to as con­ces­si­o­ná­ri­as ma­rin­ga­en­ses em­pla­ca­ram mais no pri­mei­ro qua­dri­mes­tre des­de ano em re­la­ção ao do ano pas­sa­do, Lon­dri­na re­gis­trou nú­me­ros ne­ga­ti­vos. Fo­ram 941 em­pla­ca­men­tos a me­nos.

Pa­ra o ge­ren­te de ven­das da Ver­nie Ci­troën de Ma­rin­gá, Ha­mil­ton Do­ria, o mer­ca­do de no­vos co­me­ça a re­a­gir. Na con­ces­si­o­ná­ria on­de tra­ba­lha, ele ga­ran­te que “a se­ma­na foi boa”. Os mo­de­los mais pro­cu­ra­dos são o Air­cross e o C3. De acor­do com ele, es­se mo­vi­men­to está acon­te­cen­do em to­do o mer­ca­do, não por­que a eco­no­mia apre­sen­ta si­nais de me­lho­ra, mas em ra­zão das pro­mo­ções e con­di­ções es­pe­ci­ais que as mon­ta­do­ras e re­ven­de­do­ras pas­sa­ram a ofe­re­cer.

“As lo­jas es­tão tra­ba­lhan­do com mar­gens mui­to re­du­zi­das e tra­ba­lhan­do du­ro pa­ra con­quis­tar o con­su­mi­dor. Quem tem di­nhei­ro pa­ra com­prar ou quer fi­nan­ci­ar ago­ra com uma boa en­tra­da, de 50 a 60%, con­se­gue van­ta­gens. As mon­ta­do­ras es­tão ofe­re­cen­do ta­xas im­ba­tí­veis, al­gu­mas che­gan­do a 0%”, ana­li­sa o ge­ren­te.

A opi­nião do di­re­tor co­mer­ci­al da Hon­da Freway em Ma­rin­gá é di­fe­ren­te. Pa­ra ele, o mer­ca­do está re­a­gin­do por­que a eco­no­mia na­ci­o­nal co­me­ça a mos­trar si­nais de me­lho­ra, já que as con­di­ções pa­ra a ven­da de mo­to­ci­cle­tas, ca­so da mar­ca, con­ti­nu­am as mes­mas. “De 2008 até o iní­cio do ano re­gis­trá­va­mos só ven­das des­cen­des­tes. A par­tir de fe­ve­rei­ro co­me­ça­mos a no­tar al­ta cons­tan­te, ape­sar de o cré­di­to con­ti­nu­ar di­fí­cil”, ava­lia.

Na Freway vem au­men­tan­do a ven­da de mo­tos co­mo a Biz 125 e a Fan e de mo­de­los até mé­dia ci­lin­dra­da. A pro­cu­ra por mo­to­ci­cle­tas mais po­ten­tes ain­da não au­men­tou.

Há no­ve anos na No­ma Mo­tors, a con­sul­to­ra de ven­das Sá­lua Ca­mar­go Ka­bas Rai­ni­e­ri afir­ma que a co­mer­ci­a­li­za­ção não caiu sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te por­que Ma­rin­gá tem uma das mai­o­res ren­das per cap­ta do Es­ta­do. Além dis­so, a ci­da­de e a re­gião con­tam com mui­tos agri­cul­to­res, que fa­zem cam­peãs de ven­da a Toyo­ta Hi­lux e SRV.

Sá­lua es­pe­ra que as ven­das cres­çam no pró­xi­mo se­mes­tre, acom­pa­nhan­do a ex­pec­ta­ti­va dos agri­cul­to­res de que me­lho­re o pre­ço da so­ja. “O ce­ná­rio econô­mi­co na­ci­o­nal não está fa­vo­rá­vel, mas acre­di­ta­mos nu­ma res­pos­ta nos pró­xi­mos me­ses”, res­sal­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.