Ma­nu­ten­ção do fil­tro de ca­bi­ne pro­por­ci­o­na saú­de

O Diario do Norte do Parana - - ESPECIAL VEÍCULOS - Agên­cia Es­ta­do vei­cu­los@odi­a­rio.com

Res­pon­sá­vel por eli­mi­nar os po­lu­en­tes do ar e, as­sim, pro­te­ger a saú­de do mo­to­ris­ta e pas­sa­gei­ros do veí­cu­lo, o fil­tro de ca­bi­ne me­re­ce aten­ção es­pe­ci­al na ho­ra da ma­nu­ten­ção.

“Os fil­tros de ca­bi­ne são fun­da­men­tais pa­ra pu­ri­fi­car o ar no in­te­ri­or do au­to­mó­vel, bem co­mo im­por­tan­tes pa­ra im­pe­dir que as im­pu­re­zas pro­vo­quem do­en­ças aos ocu­pan­tes, co­mo res­fri­a­dos, aler­gi­as, si­nu­si­te e ou­tras, es­pe­ci­al­men­te, res­pi­ra­tó­ri­as, já que os fil­tros jun­tam áca­ros, po­ei­ra e ou­tros com­po­nen­tes pre­ju­di­ci­ais à saú­de”, afir­ma João Mou­ra, pre­si­den­te da Abra­fil­tros – As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra das Em­pre- sas de Fil­tros e seus Sis­te­mas - Au­to­mo­ti­vos e In­dus­tri­ais.

Se­gun­do Mou­ra, o ar-con­di­ci­o­na­do é vis­to atu­al­men­te co­mo item in­dis­pen­sá­vel no car­ro pa­ra ga­ran­tir o con­for­to dos pas­sa­gei­ros e mo­to­ris­ta em di­as mais quen­tes, mas é pre­ci­so lim­pe­za cui­da­do­sa nos du­tos, ma­nu­ten­ção ade­qua­da em to­do o sis­te­ma e subs­ti­tui­ção pe­rió­di­ca do fil­tro de ca­bi­ne pa­ra evi­tar a pro­li­fe­ra­ção de fun­gos, bac­té­ri­as e ví­rus.

É im­por­tan­te ve­ri­fi­car as ori­en­ta­ções do fa­bri­can­te acer­ca da hi­gi­e­ni­za­ção do sis­te­ma e tro­ca do fil­tro do ar-con­di­ci­o­na­do, sen­do que a vi­da útil do mes­mo vai de­pen­der do uso do veí­cu­lo e do aces­só­rio. “Ao ro­dar em es­tra­das de ter­ra ou em me­tró­po­les com mai­or po­lui­ção, o pra­zo pa­ra subs­ti­tui- ção do fil­tro se­rá me­nor do que em vi­as pa­vi­men­ta­das ou em ci­da­des com re­du­zi­dos ín­di­ces de po­lu­en­tes”, co­men­ta.

É acon­se­lhá­vel fa­zer pe­ri­o­di­ca­men­te aná­li­se com­ple­ta do ar-con­di­ci­o­na­do. Mas, o mo­to­ris­ta tam­bém de­ve fi­car aten­to aos si­nais que in­di­cam que che­gou a ho­ra da ma­nu­ten­ção, co­mo mau chei­ro ou per­da de efi­ci­ên­cia. “Além de oca­si­o­nar do­en­ças, fil­tro ven­ci­do ou da­ni­fi­ca­do pe­lo uso im­pe­de o flu­xo de ar, for­ça o sis­te­ma e di­mi­nui o ren­di­men­to”, com­ple­ta.

Cri­a­da em 2006, a Abra­fil­tros reú­ne os prin­ci­pais fa­bri­can­tes de fil­tros au­to­mo­ti­vos do País. A en­ti­da­de nas­ceu da ne­ces­si­da­de do seg­men­to ser re­pre­sen­ta­do e pro­mo­ve ações vi­san­do o de­sen­vol­vi­men­to e for­ta­le­ci­men­to do se­tor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.