Sus­ten­ta­bi­li­da­de no apê

O Diario do Norte do Parana - - ESPECIAL IMÓVEIS - Ju­li­a­na Fon­ta­nel­la ju­fon­ta­nel­la@odi­a­rio.com

Mo­rar em uma apar­ta­men­to po­de ser sus­ten­tá­vel sem de­pen­der de so­lu­ções cli­chê. O con­cei­to tem tu­do a ver com ti­rar o má­xi­mo pro­vei­to de re­cur­sos na­tu­rais e re­du­zir o con­su­mo de água e ener­gia. A trans­for­ma­ção co­me­ça com a pos­tu­ra de quem mo­ra no am­bi­en­te e nem sem­pre pas­sa pe­la ideia de um jar­dim ver­ti­cal ou coi­sa pa­re­ci­da.

Se­pa­rar re­sí­du­os, re­du­zir o li­xo e evi­tar o des­per­dí­cio são ati­tu­des sus­ten­tá­veis. Re­fa­zer o pro­je­to de ilu­mi­na­ção, usar re­ves­ti­men­tos in­te­li­gen­tes ou um no­vo layout me­lho­ra a cir­cu­la­ção de ar e o apro­vei­ta­men­to da luz so­lar. A au­to­ma­ção tor­na os ele­tro­do­més­ti­cos e a cli­ma­ti­za­ção mais efi­ci­en­tes. No ba­nhei­ro, va­le tro­car sis­te­ma de des­car­ga an­ti­go por uma cai­xa de des­car­ga com flu­xo ajus­tá­vel ou ins- ta­lar um sis­te­ma de reu­so que des­via a água da pia pa­ra a cai­xa de des­car­ga.

O ar­qui­te­to Vi­ní­cius Al­ves de Araú­jo es­cla­re­ce que ser sus­ten­tá­vel sig­ni­fi­ca tor­nar o uso da ha­bi­ta­ção mais ra­ci­o­nal. Por se tra­tar de um apar­ta­men­to, so­lu­ções que exi­gem mu­dan­ças es­tru­tu­rais vão pa­ra o se­gun­do pla­no. Man­ter tor­nei­ras e ca­nos li­vres de va­za­men­tos, fi­a­ção e plu­gues em bom es­ta­do e in­ves­tir em ele­tro­do­més­ti­cos de bai­xo­pa­drão­de­con­su­mo­são­a­ti­tu­des­que­a­ju­dam(emui­to).

A tro­ca das lâm­pa­das con­ven­ci­o­nais por econô­mi­cas re­duz o cus­to com ener­gia elé­tri­ca, pin­tar pa­re­des de bran­co aju­da a apro­vei­tar a luz, in­ves­tir em per­si­a­nas ou cor­ti­nas le­ves me­lho­ra a ven­ti­la­ção e ado­tar o uso ra­ci­o­nal de água, luz e gás traz eco­no­mia. Araú­jo acres­cen­ta que há ca­sos em que tor­nar o am­bi­en­te sus­ten­tá­vel im­pli­ca em uma mu­dan­ça de layout, uma re­for­ma que in­te­gra am­bi­en­tes e me­lho­ra o con­for­to tér­mi­co e acús­ti­co do apar­ta­men­to. Na ho­ra de tro­car re­ves­ti­men­tos co­mo pi­sos ou azu­le­jos, po­de-se op­tar, por exem­plo, por ma­te­ri­ais re­ci­cla­dos .

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.