Lâm­pa­da de LED gas­ta bem me­nos e du­ra mui­to mais

O Diario do Norte do Parana - - ESPECIAL IMÓVEIS - Fer­nan­da Ber­to­la fer­nan­dao@odi­a­rio.com

O con­su­mo re­du­zi­do das lâm­pa­das de LED fren­te a ou­tros ti­pos de lâm­pa­das é um dos prin­ci­pais atra­ti­vos do pro­du­to. Com re­la­ção a uma lâm­pa­da in­can­des­cen­te, o con­su­mo de ener­gia che­ga a ser 80% me­nor. Na com­pa­ra­ção com a flu­o­res­cen­te, a led gas­ta 60% me­nos.

“As lâm­pa­das de LED são mais ca­ras, mas se pa­gam com o tem­po, por­que o con­su­mo de ener­gia é re­du­zi­do”, afir­ma o res­pon­sá­vel pe­lo se­tor de ata­ca­do de um gru­po do ra­mo, Mar­ce­lo Fog­gi­at­to.

“Na mi­nha ca­sa, eu tro­quei tu­do. Em se tra­tan­do das lâm­pa­das, as an­te­ri­o­res ti­nham de 2,5 mil watts de con­su­mo, e ago­ra são 250 watts”, exem­pli­fi­ca.

O mais co­mum, se­gun­do ele, é subs­ti­tuir as lâm­pa­das flu­o­res­cen­tes de 20 watts pe­las de LED de 8 watts, cu­ja en­tre­ga de flu­xo lu­mi­no­so é a mes­ma. “No ca­so das lâm­pa­das di­croi­cas, a di­fe­ren­ça é gri­tan­te. Uma des­sas, de LED, de 3 watts, subs­ti­tui uma co­mum de 50 watts”.

Ou­tras van­ta­gens das lâm­pa­das de LED em re­la­ção às flu­o­res­cen­tes é que elas não emi­tem ca­lor nem ra­di­a­ção e têm al­ta du­ra­bi­li­da­de. De acor­do com Fog­gi­at­to, as lâm­pa­das de LED têm vi­da útil de 20 a 25 mil ho­ras, en­quan­to as flu­o­res­cen­tes du­ram 2 mil ho­ras.

“Con­si­de­ran­do um con­su­mo diá­rio de oi­to ho­ras, uma lâm­pa­da de LED du­ra oi­to anos”, diz. Ele acres­cen­ta que es­sas lâm­pa­das tam­bém não man­cham te­ci­dos, co­mo acon­te­ce no ca­so das lâm­pa­das ha­ló­ge­nas.

Va­le res­sal­tar, de acor­do com ele, que uma lâm­pa­da flu­o­res­cen­te en­tre­ga o má­xi­mo da ca­pa­ci­da­de de flu­xo lu­mi­no­so nas pri­mei­ras 500 ho­ras, e che­ga ao fim da vi­da en­tre­gan­do 20% me­nos. Já as lâm­pa­das de LED en­tre­gam o mes­mo flu­xo lu­mi­no­so du­ran­te as 20 ou 25 mil ho­ras de du­ra­bi­li­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.