A his­tó­ria dos 70 au­to­res

O Diario do Norte do Parana - - CULTURA - Luiz de Car­va­lho car­va­lho@odi­a­rio.com

Li­vro co­or­de­na­do pe­lo rei­tor da Uni­ce­su­mar é pro­fun­da obra que con­ta a his­tó­ria de Ma­rin­gá Wil­son Ma­tos tam­bém re­ce­beu a Co­men­da Amé­ri­co Marques Di­as, em ho­me­na­gem fei­ta pe­la Acim

Em 65 anos, o rei­tor da Uni­ce­su­mar, pro­fes­sor Wil­son de Ma­tos Sil­va, es­tu­dou, co­me­çou a tra­ba­lhar e cri­ou um dos dez mai­o­res gru­pos edu­ca­ci­o­nais do Bra­sil, com mais de 90 mil alu­nos, mais de três mil fun­ci­o­ná­ri­os e pre­sen­te em 140 ci­da­des. Nes­te tem­po, viu Ma­rin­gá sair da pran­che­ta dour­ba­nis­taJor­ge­deMa­ce­doVi­ei­ra e tor­nar-se uma das me­lho­res ci­da­des do País.

Ma­tos e Ma­rin­gá têm mui­to a ver um com o ou­tro. Os dois nas­ce­ram no mes­mo ano e o rei­tor há mui­to ali­men­ta o so­nho de co­lo­car em um li­vro o que viu da his­tó­ria de Ma­rin­gá. Mas, viu mui­to e che­gou à con­clu­são que era his­tó­ria de­mais pa­ra um con­ta­dor ape­nas. Por is­to, pre­ci­sou de mais gen­te pa­ra con­tar a his­tó­ria e no ano em que os dois com­ple­tam 70 anos fi­nal­men­te o li­vro sai, com mais de 70 au­to­res.

“São os úl­ti­mos dos pri­mei­ros, cos­tu­mo di­zer, pois o li­vro foi fei­to com ba­se nos de­poi­men­tos de pes­so­as que che­ga­ram pa­ra abrir a ma­ta, cons­truir as pri­mei­ras ca­sas, im­plan­tar as pri­mei­ras la­vou­ras e as pri­mei­ras em­pre­sas”, diz Ma­tos, que des­de o ano pas­sa­do vem co­or­de­nan­do a ela­bo­ra­ção do li­vro “Ma­rin­gá 70 Anos”. Fo­ram con­vi­da­dos pa­ra o pro­je­to pi­o­nei­ros de Ma­rin­gá que atu­a­ram em on­ze di­fe­ren­tes áre­as, co­mo co­mér­cio, in­dús­tria, edu­ca­ção, agro­ne­gó­cio, po­lí­ti­ca, ar­tís­ti­ca, co­mu­ni­ca­ção, en­tre ou­tras.

Além dos pi­o­nei­ros que tes­te­mu­nha­ram e fi­ze­ram a his­tó­ria, oor­ga­ni­za­dor­con­tou­co­ma­co­la­bo­ra­ção de gen­te que há tem­pos se de­di­ca a con­tar a his­tó­ria de Ma­rin­gá,co­mo­os­jor­na­lis­tasAn­to­nio Ro­ber­to de Pau­la, Dir­ceu Her­re­ro Go­mes, Ro­gé­rio Rec­co e Mi­guel Fernando, to­dos au­to­res de li­vros so­bre fa­tos e pes­so­as deMa­rin­gá.

A equi­pe fi­cou com­ple­ta com o his­to­ri­a­dor e ra­di­a­lis­ta Gil­son Agui­ar, ân­co­ra da Rá­dio CBNMa­rin­gá,eLoi­deCa­e­ta­no,di­re­to- ra­doMu­seuU­ni­ce­su­mar.

“Ma­rin­gá 70 Anos – A ci­da­de con­ta­da pe­los que vi­ve­ram sua his­tó­ria” fi­ca­rá com­ple­ta no se­gun­do se­mes­tre, quan­do se­rá lan­ça­do o se­gun­do vo­lu­me, to­ta­li­zan­do qua­se 800 pá­gi­nas de his­tó­ria.

A obra, ri­ca­men­te ilus­tra­da em pa­pel cou­chê e ca­pa du­ra, é a mais com­ple­ta já pu­bli­ca­da so­bre a his­tó­ria de Ma­rin­gá e, se­gun­do Ma­tos, se­rá im­por­tan­te­a­go­ra­eim­por­tan­tís­si­ma­no­fu­tu­ro. Ela con­fir­ma a pai­xão do au­tor pe­la his­tó­ria da ci­da­de em que che­gou com os pais e oi­to ir­mãos quan­do ti­nha 5 anos de ida­de. Ela se jun­ta ao Mu­seu His­tó­ri­co que ele cri­ou em seu Cen­tro Uni­ver­si­tá­rio. O li­vro co­or­de­na­do pe­lo rei­tor Wil­sonMa­tos­foi­lan­ça­do­noúl­ti­mo dia 19, no Ex­cel­len­ce Cen­tro de Even­tos, du­ran­te a ce­rimô­nia em que o au­tor era ho­me­na­ge­a­do pe­la As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al e Em­pre­sa­ri­al de Ma­rin­gá (Acim) com a Co­men­da Amé­ri­co Marques Di­as, a mais al­ta hon­ra­ria con­ce­di­da­pe­la­en­ti­da­de.

Se­gun­do o ho­me­na­ge­a­do, o tí­tu­lo é uma mo­ti­va­ção pa­ra con­ti­nu­ar con­tri­buin­do com a ci­da­de. “Is­to é his­tó­ria”, diz ele. “Nes­te mo­men­to da vi­da, re­ce­ber o re­co­nhe­ci­men­to de uma en­ti­da­de co­mo a As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al de Ma­rin­gá, co­mo fru­to do tra­ba­lho e de­di­ca­ção à co­mu­ni­da­de, é mui­to sa­tis­fa­tó­rio. To­dos os seg­men­tos são im­por­tan­tes pa­ra a ci- da­de e nós, que tra­ba­lha­mos com Edu­ca­ção por en­ten­der­mos que ela é um im­por­tan­te agen­te de trans­for­ma­ção das pes­so­as, tam­bém da­mos nos­sa con­tri­bui­ção”.

O pre­fei­to Ulis­ses Maia (PDT) dis­se que a co­men­da “é uma jus­ta ho­me­na­gem a um em­pre­en­de­dor vi­si­o­ná­rio, que sem­pre acre­di­tou na ci­da­de”. O em­pre­sá­rio Jef­fer­son No­ga­ro­li, ex-pre­si­den­te da Acim que tam­bém já foi ho­me­na­ge­a­do com a Co­men­da Amé­ri­co Marques Di­as, com­pa­re­ceu pa­ra ho­me­na­ge­ar Wil­son de Ma­tos, além de vá­ri­os em­pre­sá­ri­os de to­dos os se­to­res da eco­no­mia ma­rin­ga­en­se.

—FO­TO: IVAN AMORIM

ME­MÓ­RIA. Mar­cos Ken­ji e Wil­son Ma­tos du­ran­te lan­ça­men­to ofi­ci­al do li­vro “Ma­rin­gá 70 Anos – A ci­da­de con­ta­da pe­los que vi­ve­ram sua his­tó­ria”, no Ex­cel­len­ce Cen­tro de Even­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.