Vo­ta­ção da re­for­ma tra­ba­lhis­ta é adi­a­da

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA GERAL - Agên­cia Es­ta­do eco­no­mia@odi­a­rio.com

Acor­do en­tre opo­si­ção e go­ver­nis­tas de­fi­niu que pro­pos­ta se­ja vo­ta­da na pró­xi­ma ter­ça, atra­san­do ca­len­dá­rio em uma se­ma­na Pro­je­to tra­mi­ta na CAE

Um acor­do cos­tu­ra­do en­tre go­ver­nis­tas e a opo­si­ção de­fi­niu que a dis­cus­são so­bre o pro­je­to da re­for­ma tra­ba­lhis­ta que tra­mi­ta na Co­mis­são de As­sun­tos Econô­mi­cos (CAE) do Se­na­do con­ti­nue nes­ta se­ma­na e a vo­ta­ção do pro­je­to ocor­ra ape­nas na pró­xi­ma ter­ça-fei­ra, na CAE. Ori­gi­nal­men­te, o ca­len­dá­rio pre­via pa­ra on­tem a vo­ta­ção. As­sim, com o acor­do, o ca­len­dá­rio foi atra­sa­do em uma se­ma­na.

O do­cu­men­to de 74 pá­gi­nas pro­du­zi­do pe­lo se­na­dor Ricardo Fer­ra­ço (PSDB-ES) con­fir­ma a es­tra­té­gia de avan­çar com o tex­to no Se­na­do sem al­te­rar o pro­je­to apro­va­do na Câ­ma­ra. Pa­ra in­cluir as al­te­ra­ções su­ge­ri­das pe­los se­na­do­res, o pa­re­cer de Fer­ra­ço su­ge­re ajus­tes fo­ra da Ca­sa - com a ne­ces­si­da­de de atu­a­ção do Pa- lá­cio do Pla­nal­to.

“Con­cer­ta­mos jun­to ao Po­der Exe­cu­ti­vo que al­guns itens da pro­pos­ta em te­la de­vem ser ve­ta­dos, po­den­do ser apri­mo­ra­dos por meio da edi­ção de me­di­da pro­vi­só­ria que con­tem­ple ao mes­mo tem­po o in­tui­to do pro­je­to apro­va­do na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos e o de­ver de pro­te­ção ex­ter­na­do por mui­tos par­la­men­ta­res”, ci­ta o pa­re­cer di­vul­ga­do por Fer­ra­ço.

Lo­go no iní­cio da ses­são, os se­na­do­res Ro­me­ro Ju­cá (PMDB-RR) e Pau­lo Paim (PTRS) ci­ta­ram que ha­via cos­tu­ra de um acor­do pa­ra a tra­mi­ta­ção da re­for­ma tra­ba­lhis­ta. Os dois se­na­do­res ci­ta­ram que ha­ve­ria en­ten­di­men­to pa­ra que ocor­res­se a dis­cus­são de mé­ri­to do te­ma nes­ta ses­são e a vo­ta­ção do pa­re­cer ape­nas na pró­xi­ma se­ma­na.

“Pa­ra que pos­sa­mos en­cer­rar a dis­cus­são e não ha­ver ba­ta­lha re­gi­men­tal”, dis­se Ju­cá nos pri­mei­ros mi­nu­tos da ses­são da CAE.

“É um acor­do de pro­ce­di­men­to que es­ta­mos to­dos cons­truin­do. Fa­lei com se­na­do­res do cam­po da opo­si­ção pa­ra ini­ci­ar a dis­cus­são do re­la­tó­rio ho­je e com acor­do pa­ra vo­tar ape­nas na se­ma­na que vem”, dis­se.

Ur­gên­cia

O pre­si­den­te do Se­na­do, Eu­ní­cio Ol­vei­ra (PMDB-CE), afir­mou on­tem, que, se hou­ver um re­que­ri­men­to de ur­gên­cia pa­ra vo­tar a re­for­ma tra­ba­lhis­ta no ple­ná­rio do Se­na­do após a apro­va­ção na CAE, vai co­lo­car o pe­di­do pa­ra ser vo­ta­do pe­los se­na­do­res. A me­di­da co­lo­ca­ria o tex­to no ple­ná­rio an­tes de pas­sar pe­las ou­tras du­as co­mis­sões a que es­tá des­ti­na­do: Cons­ti­tui­ção, Jus­ti­ça e Ci­da­da­nia (CCJ) e As­sun­tos So­ci­ais (CAS).

“Meu com­pro­mis­so é que, após a apro­va­ção em pe­lo me­nos uma co­mis­são, aí sim eu te­nho con­di­ções de acei­tar um re­que­ri­men­to de ur­gên­cia, co­lo­car em vo­ta­ção e o ple­ná­rio se­rá so­be­ra­no pa­ra de­ci­dir se es­sa ma­té­ria vem em re­gi­me de ur­gên­cia di­re­to pa­ra o ple­ná­rio ou se con­ti­nu­a­rá o de­ba­te e a apro­va­ção em mais du­as ou­tras co­mis­sões”, dis­se o pre­si­den­te do Se­na­do, após par­ti­ci­par da aber­tu­ra do Fó­rum de In­ves­ti­men­tos Bra­sil 2017 ao la­do do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB), re­a­li­za­do em São Pau­lo.

De­pois da con­fu­são na CAE na se­ma­na pas­sa­da, o pre­si­den­te da Ca­sa afir­mou que a lei­tu­ra do re­la­tó­rio do se­na­dor Ricardo Fer­ra­ço (PSDBES) cum­priu ri­go­ro­sa­men­te o re­gi­men­to e que con­si­de­rou o tex­to for­mal­men­te li­do. Ele dis­se que não po­de­ria pre­ci­sar uma da­ta pa­ra vo­ta­ção da re­for­ma tra­ba­lhis­ta no ple­ná­rio por­que is­so de­pen­de do pro­ces­so le­gis­la­ti­vo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.