Con­cur­so vai de­fi­nir o que se­rá fei­to do Ei­xo Mo­nu­men­tal

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Pau­li­ne Al­mei­da pau­li­ne@odi­a­rio.com

Pre­fei­tu­ra quer re­vi­ta­li­zar cor­re­dor que li­ga ca­te­dral, pre­fei­tu­ra e Vi­la Olím­pi­ca. Ar­qui­te­tos de to­do o País po­dem apre­sen­tar pro­je­tos Co­mer­ci­an­tes da re­gião re­cla­mam que tre­cho es­tá aban­do­na­do

Em 1943, o en­ge­nhei­ro pau­lis­ta Jor­ge Ma­ce­do Vi­ei­ra foi con­tra­ta­do pe­la Com­pa­nhia de Ter­ras Nor­te do Pa­ra­ná pa­ra de­sen­vol­ver o tra­ça­do da Ma­rin­gá que se­ria cri­a­da ofi­ci­al­men­te em 1947. No pro­je­to ino­va­dor, pau­ta­do no con­cei­to de cidade-jar­dim, es­ta­va o Ei­xo Mo­nu­men­tal, tre­cho que li­ga al­gu­mas das edi­fi­ca­ções mais im­por­tan­tes, ho­je com iní­cio na ca­te­dral e tér­mi­no na Vi­la Olím­pi­ca, in­cluin­do pre­fei­tu­ra, Mer­ca­dão e o fu­tu­ro Ter­mi­nal In­ter­mo­dal.

Com os 70 anos de Ma­rin­gá com­ple­tos, o Ei­xo Mo­nu­men­tal pe­de uma re­vi­ta­li­za­ção. Pa­ra is­so, a pre­fei­tu­ra de­ci­diu lan­çar um con­cur­so na­ci­o­nal pa­ra a con­tra­ta­ção de um pro­je­to ur­ba­nís­ti­co. A su­ges­tão par­tiu do Ins­ti­tu­to dos Ar­qui­te­tos do Bra­sil ao pre­fei­to Ulis­ses Maia (PDT), ain­da no ano pas­sa­do.

A fa­mí­lia de Val­de­cir Pi­e­tra­ca­tel­la man­tém uma óti­ca em fren­te à Pra­ça Ra­po­so Ta­va­res, há 63 anos. O quar­tei­rão é o mais da­ni­fi­ca­do en­tre os dez que com­põem o ei­xo. “Is­so aqui sem­pre foi aban­do­na­do e de­via ter des­ta­que”, de­fen­de o co­mer­ci­an­te.

Mais adi­an­te, na Avenida Ge­tú­lio Var­gas, a prin­ci­pal via do Mo­nu­men­tal, fa­mo­sa pe­las pal­mei­ras re­ais e agên­ci­as ban­cá­ri­as, a quei­xa é a mes­ma. A fa­mí­lia de Ja­ne Mo­ra­es co­man­da uma lo­té­ri­ca há 45 anos. As­sim co­mo Pi­e­tra­ca­tel­la, em to­das es­sas dé­ca­das, ela nun­ca viu obras no que am­bos cha­mam de “co­ra­ção da cidade”. “Is­so aqui se­ria mui­to atra­ti­vo, um ca­mi­nho que le­va à ca­te­dral, ao Mer­ca­dão e à Vi­la Olím­pi­ca, aju­dan­do tam­bém os ne­gó­ci­os.”

O aban­do­no sen­ti­do pe­los em­pre­sá­ri­os é ad­mi­ti­do pe­lo se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Pla­ne­ja­men­to Ur­ba­no, Cel­so Sai­to. Ele acre­di­ta que o tre­cho pre­ci­sa ter o des­ta­que re­to­ma­do. “No pro­je­to ori­gi­nal da cidade, exis­te to­da uma es­tru­tu­ra que res­pei­tou as cur­vas de ní­vel, a to­po­gra­fia, os bos­ques. O pen­sa­men­to do en­ge­nhei­ro con­tem­plou um ei­xo em que fi­ca- ri­am to­dos os prin­ci­pais ser­vi­ços da cidade. Ago­ra, Ma­rin­gá faz 70 anos, is­so fi­ca gra­va­do em ter­mos his­tó­ri­cos, mas a po­pu­la­ção não co­nhe­ce a his­tó­ria ou re­co­nhe­ce es­se tre­cho. A ideia é va­lo­ri­zar, de­vol­ver pa­ra o ci­da­dão, fa­zer com que ele par­ti­ci­pe da cidade, cri­ar es­pa­ços de pe­des­tres com cal­ça- dões, cri­ar um sen­ti­men­to de ocu­pa­ção”, afir­ma.

O con­cur­so se­rá aber­to a pro­pos­tas de to­do o Bra­sil, com pre­mi­a­ção do pri­mei­ro ao ter­cei­ro lu­ga­res. O ven­ce­dor fe­cha­rá um con­tra­to com o mu­ni­cí­pio pa­ra a di­re­ção exe­cu­ti­va da obra, que se­rá exe­cu­ta­da em eta­pas. Den­tro de um mês, a pre­fei­tu­ra pre­ten­de es­ta­be­le­cer qual se­rá o va­lor to­tal dis­po­ni­bi­li­za­do pa­ra a ini­ci­a­ti­va, su­as fa­ses, os va­lo­res dos prê­mi­os e o cro­no­gra­ma. “Ar­qui­te­tos das mais di­fe­ren­tes re­giões po­de­rão con­tri­buir com idei­as ino­va­do­ras, va­lo­ri­zan­do ain­da mais o de­se­nho da cidade, que é di­fe­ren­ci­a­do”, res­sal­ta Sai­to.

—FO­TO: JC FRAGOSO

TRA­DI­ÇÃO. Avenida Ge­tú­lio Var­gas se­rá um dos en­de­re­ços que vão ga­nhar ca­ra no­va.

Na ad­mi­nis­tra­ção de Sil­vio Bar­ros, a Pre­fei­tu­ra cri­ou ou­tro pro­je­to fu­tu­ris­ta pa­ra o Ei­xo Mo­nu­men­tal e o No­vo Cen­tro. Por meio de uma par­ce­ria pú­bli­co-pri­va­da, se­ri­am im­plan­ta­dos dois edi­fí­ci­os co­mer­ci­ais, um au­di­tó­rio, uma gran­de cú­pu­la com ro­ta­tó­ria so­bre a la­je do tú­nel de uma es­ta­ção fer­ro­viá­ria sub­ter­râ­nea e um es­ta­ci­o­na­men­to de três ní­veis no sub­so­lo da pra­ça Ra­po­so Ta­va­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.