Te­mer re­ce­be Ra­quel Dod­ge fo­ra da agen­da

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Estado ge­ral@odi­a­rio.com

En­con­tro ocor­reu no mes­mo dia em que o pre­si­den­te pe­diu sus­pei­ção do atu­al pro­cu­ra­dor-ge­ral Futura PGR dis­se que reu­nião tra­tou de sua pos­se no car­go

Su­ces­so­ra de Ro­dri­go Ja­not no co­man­do da Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca (PGR), a sub­pro­cu­ra­do­ra Ra­quel Dod­ge dis­se on­tem que te­ve uma reu­nião na noi­te des­ta ter­ça-fei­ra, com o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB) pa­ra tra­tar de sua pos­se no car­go, que ocor­re­rá em se­tem­bro.

“O pre­si­den­te in­da­ga­va so­bre a da­ta e ho­rá­rio pos­sí­vel pa­ra a mi­nha pos­se, pois pre­ci­sa vi­a­jar pa­ra os EUA no dia 18 de se­tem­bro, se­gun­da, pa­ra fa­zer a aber­tu­ra da As­sem­bleia Ge­ral da ONU no dia 19. O man­da­to do PGR ter­mi­na no dia 17, do­min­go”, res­pon­deu Ra­quel Dod­ge ao ser ques­ti­o­na­da pe­la re­por­ta­gem so­bre o te­ma do en­con­tro.

Te­mer re­ce­beu on­tem à noi­te a futura pro­cu­ra­do­ra-ge­ral da Re­pú­bli­ca em en­con­tro mar­ca- do fo­ra da agen­da ofi­ci­al. Ra­quel Dod­ge che­gou ao Pa­lá­cio do Ja­bu­ru por vol­ta das 22h em seu car­ro ofi­ci­al. A as­ses­so­ria do Pla­nal­to diz que Te­mer aten­deu a um pe­di­do de Ra­quel pa­ra con­ver­sar so­bre a sua pos­se no car­go, que se­rá re­a­li­za­da no Pa­lá­cio do Pla­nal­to no dia 18 de se­tem­bro, um dia de­pois do en­cer­ra­men­to do man­da­to do atu­al pro­cu­ra­dor, Ro­dri­go Ja­not.

Ra­quel Dod­ge foi a es­co­lhi­da pe­lo pre­si­den­te Te­mer pa­ra o car­go. A sub­pro­cu­ra­do­ra foi a se­gun­da mais vo­ta­da em elei­ção re­a­li­za­da pe­la As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal dos Pro­cu­ra­do­res da Re­pú­bli­ca (ANPR).

O en­con­tro de Te­mer e Ra­quel foi re­a­li­za­do no mes­mo dia em que o pre­si­den­te pe­diu ao mi­nis­tro Ed­son Fa­chin, re­la­tor da La­va Ja­to e do ca­so JBS no Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, a sus­pei­ção - e im­pe­di­men­to - do atu­al pro­cu­ra­dor­ge­ral, por meio de seu ad­vo­ga­do, o cri­mi­na­lis­ta Antô­nio Clau­dio Ma­riz de Oli­vei­ra.

Na ação, Te­mer ale­ga que “já se tor­nou pú­bli­co e no­tó­rio que a atu­a­ção do pro­cu­ra­dor­ge­ral da Re­pú­bli­ca, em ca­sos en­vol­ven­do o pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, vem ex­tra­po­lan­do em mui­to os seus li­mi­tes cons­ti­tu­ci­o­nais e le­gais ine­ren­tes ao car­go que ocu­pa”.

Em en­tre­vis­ta ao jor­nal O Estado de S. Pau­lo, Te­mer tam­bém fez du­ras crí­ti­cas a Ja­not e dis­se que as mu­dan­ças na Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca “da­rão o ru­mo cor­re­to à La­va Ja­to”, ex­pli­can­do que “o ru­mo cer­to é o cum­pri­men­to da lei”.

Nos pró­xi­mos di­as, Ja­not po­de­rá dar en­tra­da em uma no­va de­nún­cia con­tra Te­mer por obs­tru­ção de jus­ti­ça e for­ma­ção de qua­dri­lha. A ação ar­qui­va­da pe­la Câ­ma­ra na se­ma­na pas­sa­da foi por acu­sa­ção de cor­rup­ção pas­si­va. Te­mer diz que as acu­sa­ções são in­fun­da­das e inep­tas.

O re­ce­bi­men­to pa­ra uma con­ver­sa do ex-pre­si­den­te da JBS Jo­es­ley Ba­tis­ta fo­ra de agen­da, de­pois das 22h, no Ja­bu­ru, foi exa­ta­men­te o mo­ti­vo da mai­or cri­se po­lí­ti­ca en­fren­ta­da pe­lo pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, que le­vou à ten­ta­ti­va de aber­tu­ra de pro­ces­so con­tra ele no STF, der­ru­ba­da na se­ma­na pas­sa­da pe­la Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. Nes­se en­con­tro, Jo­es­ley Ba­tis­ta gra­vou Te­mer e a con­ver­sa foi o ob­je­to da ação.

Te­mer es­ta­va em São Pau­lo du­ran­te to­do es­ta ter­ça-fei­ra. Che­gou a Bra­sí­lia por vol­ta das 18h, des­pa­chou no Pla­nal­to até às 21h25, se­guin­do pa­ra o Ja­bu­ru. Nes­ta quar­ta, o pre­si­den­te em­bar­ca pa­ra o Rio de Ja­nei­ro, on­de par­ti­ci­pa da so­le­ni­da­de de aber­tu­ra do En­con­tro Na­ci­o­nal de Co­mér­cio Ex­te­ri­or.

Ra­quel Dod­ge foi in­di­ca­da por Te­mer pa­ra subs­ti­tuir Ja­not em 28 de ju­nho e, em 12 de ju­lho, seu no­me foi apro­va­do pe­lo Se­na­do pa­ra co­man­dar o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.