Per­ni­lon­go trans­mi­te zi­ka

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Bra­sil ge­ral@odi­a­rio.com

O ge­no­ma do ví­rus Zi­ka, co­le­ta­do no or­ga­nis­mo de mos­qui­tos do gê­ne­ro Cu­lex, foi se­quen­ci­a­do por ci­en­tis­tas da Fun­da­ção Oswal­do Cruz (Fi­o­cruz) em Per­nam­bu­co. Com o se­quen­ci­a­men­to, foi des­co­ber­to que o ví­rus con­se­gue al­can­çar a glân­du­la sa­li­var do ani­mal, o que in­di­ca­ria, se­gun­do a ins­ti­tui­ção, que o per­ni­lon­go po­de ser um dos trans­mis­so­res do ví­rus Zi­ka.

Os re­sul­ta­dos fo­ram pu­bli­ca­dos on­tem na re­vis­ta Emer­ging mi­cro­bes & in­fec­ti­ons, do gru­po Na­tu­re. O ar­ti­go é in­ti­tu­la­do “Zi­ka vi­rus re­pli­ca­ti­on in the mos­qui­to Cu­lex quin­que­fas­ci­a­tus in Bra­zil” e po­de ser en­con­tra­do na ín­te- gra na in­ter­net.

Os mos­qui­tos do gê­ne­ro Cu­lex fo­ram co­lhi­dos na Re­gião Me­tro­po­li­ta­na do Re­ci­fe, já in­fec­ta­dos. A equi­pe do De­par­ta­men­to de En­to­mo­lo­gia da ins­ti­tui­ção con­se­guiu, en­tão, com­pro­var em la­bo­ra­tó­rio que o ví­rus con­se­gue se re­pli­car den­tro do mos­qui­to e che­gar até a glân­du­la sa­li­var.

Foi fo­to­gra­fa­do por mi­cros­co­pia ele­trô­ni­ca, tam­bém pe­la pri­mei­ra vez, a for­ma­ção de par­tí­cu­las vi­rais do Zi­ka na glân­du­la do in­se­to.

Tam­bém foi com­pro­va­da a pre­sen­ça de par­tí­cu­las do ví­rus na sa­li­va ex­pe­li­da do Cu­lex, co­le­ta­das pe­los ci­en­tis­tas. De acor­do com a Fi­o­cruz, o ar­ti­go “de­mons­tra” a pos­si­bi­li­da­de de trans­mis­são do ví­rus Zi­ka por meio do per­ni­lon­go na cidade. Se­rá ana­li­sa- do ago­ra “o con­jun­to de su­as ca­rac­te­rís­ti­cas fi­si­o­ló­gi­cas e com­por­ta­men­tais, no am­bi­en­te na­tu­ral, pa­ra en­ten­der o pa­pel e a im­por­tân­cia des­sa es­pé­cie na trans­mis­são do ví­rus Zi­ka”, co­mo in­for­mou a ins­ti­tui­ção em seu co­mu­ni­ca­do.

Ma­pe­a­men­to

O ge­no­ma do zi­ka já ha­via si­do se­quen­ci­a­do em 2016 pe­lo De­par­ta­men­to de Vi­ro­lo­gia e Te­ra­pia Ex­pe­ri­men­tal da Fi­o­cruz Per­nam­bu­co, em par­ce­ria com pes­qui­sa­do­res da Uni­ver­si­da­de de Glas­gow, mas na oca­sião foi usa­da uma amos­tra hu­ma­na.

Es­se se­quen­ci­a­men­to é uma es­pé­cie de ma­pa de ca­da ge­ne que for­ma o DNA do ví­rus. Ago­ra, pe­la pri­mei­ra vez no mun­do, o ma­pe­a­men­to é fei­to a par­tir do mos­qui­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.