O Diario do Norte do Parana - - GERAL -

O pre­si­den­te da Câ­ma­ra, de­pu­ta­do Ro­dri­go Maia (DEMRJ), fez crí­ti­cas on­tem à re­for­ma po­lí­ti­ca em dis­cus­são na Ca­sa, em es­pe­ci­al à ins­ti­tui­ção de um va­lor al­to pa­ra o fun­do pú­bli­co de fi­nan­ci­a­men­to de cam­pa­nha (R$ 3,6 bi­lhões), sem que hou­ves­se de­ba­te pré­vio com a so­ci­e­da­de, e a seu ca­rá­ter per­ma­nen­te, e não tran­si­tó­rio. “Ge­ra uma si­na­li­za­ção equi­vo­ca­da na so­ci­e­da­de, mos­tra que a po­lí­ti­ca não quer dar so­lu­ções con­cre­tas pa­ra o fu­tu­ro, mas pa­ra hoje”.

“A re­for­ma não pa­re­ce a me­lhor, pe­lo que a gen­te vê na im­pren­sa. Hou­ve apro­va­ção e te­mas po­lê­mi­cos co­mo per­ma­nen­tes, que de­ve­ri­am ser tran­si­tó­ri­os, co­mo o fun­do elei­to­ral. In­fe­liz­men­te se de­ci­diu man­ter va­lor al­to, que a so­ci­e­da­de não aceita. Co­mo um va­lor per­ma­nen­te, acho mui­to gra­ve”, afir­mou Maia, que ata­cou tam­bém o fim “abrup­to” do fi­nan­ci­a­men­to pri­va­do de cam­pa­nha, ain­da que fa­ci­li­tas­se atos de cor­rup­ção.

Ele tam­bém cri­ti­cou o “dis­tri­tão” e afir­mou que o sis­te­ma elei­to­ral bra­si­lei­ro es­tá “fa­li­do”, com pou­ca re­no­va­ção na po­lí­ti­ca. “Sem um cláu­su­la de de­sem­pe­nho e sem fi­nan­ci­a­men­to pri­va­do é mui­to ruim. Se nós con­se­guir­mos apro­var o sis­te­ma dis­tri­tal mis­to em 2022, po­de­re­mos re­cu­pe­rar a le­gi­ti­mi­da­de e a re­la­ção da so­ci­e­da­de com a po­lí­ti­ca. Se con­se­guir­mos, se­rá uma gran­de vi­tó­ria na ba­se da de­mo­cra­cia, que é um sis­te­ma elei­to­ral que pos­sa atrair no­vos qua­dros”, com­ple­tou.

Par­ti­dos da ba­se ali­a­da do go­ver­no Mi­chel Te­mer (PMDB) e tam­bém da opo­si­ção lan­ça­ram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.