Ze­lo­tes fe­cha a 1ª de­la­ção

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Bra­sil ge­ral@odi­a­rio.com

Após mais de dois anos de atu­a­ção, a Ope­ra­ção Ze­lo­tes te­ve sua pri­mei­ra de­la­ção pre­mi­a­da ho­mo­lo­ga­da pe­la Jus­ti­ça Fe­de­ral, in­for­mou on­tem o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF). O acor­do foi com o réu Paulo Roberto Cor­tez, ex-in­te­gran­te do Con­se­lho Ad­mi­nis­tra­ti­vo de Re­cur­sos Fis­cais (Carf ).

Em tro­ca do des­blo­queio de seus bens e de ter sua pe­na li­mi­ta­da a um ano de pres­ta­ção de ser­vi­ços co­mu­ni­tá­ri­os, Cor­tez deu de­ta­lhes so­bre o es­que­ma pa­ra frau­dar de­ci­sões do Carf, que é a úl­ti­ma ins­tân­cia de re­cur­sos ad­mi­nis­tra­ti­vos con­ta a co­bran­ça de im­pos­tos e on­de, em ge­ral, são jul­ga­das dí­vi­das mi­li­o­ná­ri­as com a Re­cei­ta.

Cor­tez, que tam­bém de­vol­ve­rá R$ 312 mil aos co­fres da União, se com­pro­me­teu a dar in­for­ma­ções e do­cu­men­tos re­fe­ren­tes a seis ca­sos in­ves­ti­ga­dos na Ze­lo­tes, en­tre eles, o inqué­ri­to que en­vol­ve o Bank Bos­ton, cu­jo es­que­ma foi um dos al­vos mais re- cen­tes de ações da Po­lí­cia Fe­de­ral (PF).

De acor­do com a de­nún­cia do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF), o su­pos­to es­que­ma de cor­rup­ção en­vol­veu pa­ga­men­to de pro­pi­na pa­ra can­ce­lar ou re­du­zir mul­tas apli­ca­das ao ban­co. Em um dos ca­sos, uma au­tu­a­ção tri­bu­tá­ria ava­li­a­da pe­la Re­cei­ta Fe­de­ral em apro­xi­ma­da­men­te R$ 600 mi­lhões foi re­du­zi­da em 70%.

Paulo Roberto Cor­tez é au­di­tor apo­sen­ta­do da Re­cei­ta Fe­de­ral e foi con­se­lhei­ro do Carf en­tre 1992 e 2009.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.