Pre­fei­tu­ra de­ve tro­car ter­re­no no Bor­ba Ga­to pelo Hor­to Flo­res­tal

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Luiz de Carvalho carvalho@odi­a­rio.com

Com­pa­nhia Me­lho­ra­men­tos tem in­te­res­se em área de 70 mi1l m2, cedida para fun­ci­o­na­men­to de um ma­ta­dou­ro Mu­ni­cí­pio ten­ta re­a­ver re­ser­va flo­res­tal para abrir os por­tões ao pú­bli­co

“Es­tá re­sol­vi­da a ques­tão.” As­sim o pre­fei­to Ulis­ses Maia (PDT) se ex­pres­sou com re­la­ção à pas­sa­gem do Hor­to Flo­res­tal para o con­tro­le da Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá, na ma­nhã de on­tem à im­pren­sa em mais uma edi­ção do pro­gra­ma “Ba­te-pa­po com o pre­fei­to”, em seu ga­bi­ne­te.

Ulis­ses, que es­te­ve com di­re­to­res da Com­pa­nhia Me­lho­ra­men­tos Norte do Pa­ra­ná (CMNP), pro­pri­e­tá­ria da área de 36 al­quei­res, em reu­nião em São Paulo, e du­as se­ma­nas atrás re­ce­beu re­pre­sen­tan­tes da em­pre­sa em seu ga­bi­ne­te, dis­se que a Me­lho­ra­men­tos tam­bém tem in­te­res­se em re­sol­ver lo­go a ques­tão e es­tá dis­pos­ta a re­pas­sar o hor­to para o mu­ni­cí­pio se a pre­fei­tu­ra fa­ci­li­tar a de­vo­lu­ção de uma área pró­xi­ma ao Ri­bei­rão Bor­ba Ga­to que a com­pa­nhia ce­deu à pre­fei­tu­ra em re­gi­me de co­mo­da­to dé­ca­das atrás.

A área que in­te­res­sa à Me­lho­ra­men­tos é um ter­re­no de 70 mil m2 que faz fun­do com o Par­que do Ja­pão e se­gue até pró­xi­mo ao Con­jun­to Ha­bi­ta­ci­o­nal Ino­cen­te Vi­la­no­va – o Bor­ba Ga­to –, que foi cedida à pre­fei­tu­ra para a ins­ta­la­ção de um ma­ta­dou­ro.

“O ma­ta­dou­ro já não exis­te há mui­to tem­po e o con­tra­to de co­mo­da­to pre­vê que quan­do o imó­vel per­de a fi­na­li­da­de ori­gi­nal de­ve re­tor­nar para seu pro­pri­e­tá­rio, no ca­so a Me­lho­ra­men­tos”, ex­pli­cou Ulis­ses. “É a Cláu­su­la de Re­ver­são.”

O ter­re­no é o mes­mo que no início des­te ano foi ofe­re­ci­do para a im­plan­ta­ção do câm­pus do Ins­ti­tu­to de Tec­no­lo­gia do Pa­ra­ná (Tec­par), onde de­ve­ri­am ser cons­truí­das qua­tro fá­bri­cas de me­di­ca­men­tos e va- ci­nas. Co­mo o Tec­par não se in­te­res­sou pe­la área, o lo­cal fi­cou pra­ti­ca­men­te aban­do­na­do, já que a pre­fei­tu­ra não en­con­trou ou­tra fi­na­li­da­de.

O pre­fei­to dis­se que com a de­mons­tra­ção de in­te­res­se da Me­lho­ra­men­tos em re­sol­ver a ques­tão, a pre­fei­tu­ra vai apres­sar a de­vo­lu­ção do ter­re­no pre­ten­di­do.

As­sim, es­pe­ra o pre­fei­to, o mu­ni­cí­pio as­su­mi­rá de vez o Hor­to Flo­res­tal, re­ser­va da Ma­ta Atlân­ti­ca man­ti­da pe­la Me­lho­ra­men­tos des­de a co­lo­ni­za­ção do norte e no­ro­es­te do Pa­ra­ná, que, por dé­ca­das, foi a úni­ca re­ser­va aber­ta à vi­si­ta­ção na ci­da­de.

O hor­to foi fe­cha­do em ou­tu­bro de 2003 em cum­pri­men­to à sen­ten­ça da 4ª Va­ra Cí­vel por so­li­ci­ta­ção da Pro­mo­to­ria de De­fe­sa do Meio Am­bi­en­te de­vi­do à de­gra­da­ção da área. O hor­to es­tá há 5.075 di­as fe­cha­do ao pú­bli­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.