Pre­fei­tu­ra quer 700 va­gas

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Luiz de Carvalho carvalho@odi­a­rio.com Pes­so­al

O pro­gra­ma Cre­che Ami­ga, que a Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá quer im­plan­tar para com­prar va­gas em ins­ti­tui­ções par­ti­cu­la­res para aten­der cri­an­ças que es­tão na fi­la, de­pen­de de dis­cus­sões com Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção, Fó­rum da Edu­ca­ção In­fan­til do Pa­ra­ná, Con­se­lho Mu­ni­ci­pal dos Di­rei­tos da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te, pro­fes­so­res e Câ­ma­ra de Ve­re­a­do­res. A in­for­ma­ção é do pre­fei­to Ulis­ses Maia (PDT) e da se­cre­tá­ria de Edu­ca­ção, Val­kí­ria Trin­da­de.

De acor­do com Ulis­ses, a de­ci­são da pre­fei­tu­ra é com­prar lo­go as va­gas para ma­tri­cu­lar cri­an­ças que não con­se­guem aten­di­men­to na re­de mu­ni­ci­pal. “Que­re­mos fa­zer com trans­pa­rên­cia, ou­vir os se­to­res para che­gar­mos a uma de­fi­ni­ção se es­te é o ca­mi­nho cer­to.”

A se­cre­tá­ria de Edu­ca­ção in­for­mou que 2,9 mil cri­an­ças es­tão na fi­la. Em janeiro, eram 5,5 mil, mas já hou­ve a co­lo­ca­ção de 2.991 cri­an­ças. “A fi­la cres­ce to­dos os me­ses”, diz Val­kí­ria. “Em agosto, 677 cri­an­ças en­tra­ram na fi­la, mais da me­ta­de fo­ram aten­di­das, mas só es­te mês sur­gi­ram mais 155 cri­an­ças.”

Se­gun­do ela, a fi­la do In­fan­til 4 e 5 foi ze­ra­da, mas a de­man­da atu­al é o In­fan­til 1, fai­xa em que es­tão os be­bês. “As mães pre­ci­sam tra­ba­lhar e de­pen­dem de cre­ches para dei­xar os be­bês. É uma ques­tão so­ci­al.”

Se­gun­do o pre­fei­to, há um pro­gra­ma de cons­tru­ção e am­pli­a­ção de cre­ches, que só nes­te ano te­rá in­ves­ti­men­to de R$ 18 milhões. “Te­mos dois ca­mi­nhos: es­pe­rar a aber­tu­ra de va­gas após as cons­tru­ções ou bus­car ago­ra na re­de pri­va­da.”

Após as reu­niões, mar­ca­das para a se­ma­na que vem, se­rá ela­bo­ra­do pro­je­to para ser vo- ta­do na Câ­ma­ra. Se apro­va­do, a pre­fei­tu­ra cha­ma as es­co­las in­te­res­sa­das, de­fi­ne a quan­ti­da­de para ca­da es­ta­be­le­ci­men­to e va­lo­res. As cri­an­ças se­rão se­le­ci­o­na­das pe­la Se­cre­ta­ria de Edu­ca­ção, de acor­do com cri­té­ri­os que se­rão de­fi­ni­dos. O ob­je­ti­vo é com­prar em tor­no de 700 va­gas. A pre­fei­tu­ra re­ba­teu crí­ti­cas de se­to­res con­trá­ri­os à com­pra de va­gas e lem­brou que vá­ri­as idei­as já fo­ram ana­li­sa­das, mas não re­sol­ve­ri­am o pro­ble­ma ime­di­a­to, co­mo o alu­guel de pré­di­os para a ins­ta­la­ção de cre­ches. En­tre os mo­ti­vos es­tão as exigências da Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria para ade­qua­ção do imó­vel, mas o prin­ci­pal é a fal­ta de pes­so­al. A pre­fei­tu­ra te­ria de con­tra­tar cen­te­nas de cui­da­do­res e ope­ra­ci­o­nais, ao pas­so que nas es­co­las par­ti­cu­la­res já se­rão en­con­tra­das as con­di­ções ide­ais de aten­di­men­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.