Re­li­giões su­pe­ram di­fe­ren­ças e se unem pe­la paz

O Diario do Norte do Parana - - MARINGÁ - Luiz de Car­va­lho car­va­lho@odi­a­rio.com

Co­mo acon­te­ce nos úl­ti­mos 14 anos, na pró­xi­ma quin­ta-fei­ra, dia 21, no­ve di­fe­ren­tes re­li­giões que têm se­gui­do­res em Ma­rin­gá se reú­nem a par­tir das 20 ho­ras no Au­di­tó­rio Do­na Gui­lher­mi­na pa­ra ora­rem jun­tas pe­la paz no mun­do. Se­rá a 14ª Noi­te de Ora­ção pe­la Paz, or­ga­ni­za­da pe­lo Gru­po de Diá­lo­go In­ter-re­li­gi­o­so (GDI), for­ma­do por re­pre­sen­tan­tes de vá­ri­as re­li­giões.

Ca­da uma das no­ve re­li­giões que ho­je in­te­gram o GDI con­du­zi­rá uma rá­pi­da ora­ção por meio de seus re­pre­sen­tan­tes e é tra­di­ção al­gu­ma exi­bi­ção ar­tís­ti­ca a car­go de uma das re­li­giões. Co­mo em edi­ções an­te­ri­o­res, se­rá fei­ta a lei­tu­ra do Ma­ni­fes­to pe­la Paz.

Em­bo­ra o ob­je­ti­vo da Noi­te de Ora­ção se­ja o mes­mo, as di­fe­ren­ças po­dem ser gran­des en­tre as re­li­giões par­ti­ci­pan­tes. Al­gu­mas tão di­fe­ren­tes de ou­tras que nem mes­mo cul­tu­am o mes­mo deus, al­gu­mas cris­tãs, ou­tras nas­ci­das an­tes de Cris­to e até re­li- gião com pou­co mais de 100 anos de exis­tên­cia, a mai­o­ria oriun­da do Ori­en­te Mé­dio e Oci­den­te, mas tam­bém re­li­gião nas­ci­da na Áfri­ca, re­li­gião for­ma­da no Bra­sil e até uma or­ga­ni­za­da em Ma­rin­gá. Elas su­pe­ram su­as di­fe­ren­ças, dão as mãos e oram jun­tas por paz no mun­do, nos la­res e, prin­ci­pal­men­te, den­tro de ca­da pes­soa.

O even­to se­rá aber­to a se­gui­do­res de to­das as re­li­giões e nes­te ano a prin­ci­pal pa­les­tra es­ta­rá a car­go do re­pre­sen­tan­te do Co­mi­tê Na­ci­o­nal de Res­pei­to à Di­ver­si­da­de Re­li­gi­o­sa, Emer­con Da­má­sio de Araújo, pós-gra­du­a­do em Ci­ên­ci­as das Re­li­giões e con­fe­ren­cis­ta em vá­ri­os even­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.