Eco­no­mi­zar na in­ter­net

O Diario do Norte do Parana - - SEU DINHEIRO ESPECIAL - Re­gi­na Pi­tos­cia Agên­cia Es­ta­do

Um se­tor que vem pas­san­do ao lar­go da cri­se fi­nan­cei­ra é o do co­mér­cio ele­trô­ni­co. No pri­mei­ro se­mes­tre des­te ano o seg­men­to de com­pras pe­la in­ter­net apre­sen­tou cres­ci­men­to de 3,9%, se com­pa­ra­do com o mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do. O fa­tu­ra­men­to che­gou a R$ 21 bi­lhões, o que re­pre­sen­ta avan­ço de 7,5% em re­la­ção a 2016. Na­da mau em um ce­ná­rio em que mui­tos se­to­res amar­ga­ram que­da nos ne­gó­ci­os e a pró­pria eco­no­mia bra­si­lei­ra tem cres­ci­men­to es­ti­ma­do de 0,6% pa­ra es­te ano.

Os da­dos são de uma pes­qui­sa re­a­li­za­da pe­la con­sul­to­ria Web­sop­per, em que apa­re­cem ain­da os pro­du­tos mais co­mer­ci­a­li­za­dos por es­se ca­nal: na pri­mei­ra co­lo­ca­ção es­tão os ce­lu­la­res, se­gui­dos por ele­tro­do­més­ti­cos, ele­trô­ni­cos e mo­da. Se­gun­do os téc­ni­cos da em­pre­sa, as ven­das ten­dem a cres­cer ain­da mais nes­ses úl­ti­mos me­ses do ano.

Ou­tro es­tu­do fei­to pe­lo Ser­vi­ço de Pro­te­ção ao Cré­di­to (SPC-Bra­sil), em 27 ca­pi­tais do País, mos­tra que a com­pra pe­la in­ter­net já é um há­bi­to do bra­si­lei­ro. Cer­ca de 89% dos en­tre­vis­ta­dos afir­ma­ram ter com­pra­do al­gu­ma coi­sa pe­la re­de nos úl­ti­mos 12 me­ses. Os ho­mens li­de­ram en­tre os com­pra­do­res, 93%, pes­so­as de 35 a 49 anos re­pre­sen­tam 95% dos con­su­mi­do­res. E mes­mo du­ran­te a cri­se, 43% dos en­tre­vis­ta­dos au­men­ta­ram a quan­ti­da­de de pro­du­tos ad­qui­ri­dos pe­la in­ter­net, em re­la­ção ao ano pas­sa­do.

E ra­zões não fal­tam a se­rem apon­ta­das pa­ra o cres­ci­men­to do se­tor, mas a prin­ci­pal de­las é o de en­con­trar pre­ços mais bai­xos em re­la­ção às lo­jas fí­si­cas, ain­da que ha­ja des­pe­sas com o fre­te. O que faz sen­ti­do, por­que ge­ral­men­te as mer­ca­do­ri­as sa­em dos cen­tros de dis­tri­bui­ção e vão di­re­ta­men­te pa­ra a re­si­dên­cia do con­su­mi­dor, por­tan­to, sem cus­tos de lo­gís­ti­ca e alu­guel que re­ca­em so­bre os itens que são en­con­tra­dos nas lo­jas. Va­le lem­brar, que al­gu­mas em­pre­sas não co­bram pe­lo fre­te, tor­nan­do a ope­ra­ção mais van­ta­jo­sa pa­ra o con­su­mi­dor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.